|
|
E. F. Dom Pedro
II (1877-1889)
E. F. Central do Brasil (1894-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CHAPÉU
D'UVAS
Município de Juiz de Fora, MG |
Linha do Centro - km 303,255 (1928) |
|
MG-0412 |
Altitude: 705 m |
|
Inauguração: 01.02.1877 |
Uso atual: abandonada (2013) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Chapéu D'Uvas foi inaugurada em 1877. Seu nome seria
uma alteração do nome primitivo, Chapetuva.
Servia, em 1928, ao povoado de Paula Lima, na época,
um distrito do município de Juiz de Fora.
A estação estava em 2003 em reforma para abrigar um
posto policial e um centro comunitário.
"A Prefeitura de Juiz de Fora iniciou mas não concluiu as
obras de restauração da estação. Está neste estado há pelo menos 2
anos, porem, graças aos deuses protetores do combalido e quase inexistente
patrimônio ferroviário brasileiro, ainda não foi invadida. Legal mesmo
é o dístico, "Chapeo" - tomara que o restaurador, caso retomado
o trabalho, não o retire, num gesto insano. Uma boa opção para fotos
de material antigo. Tem muitos vagões por lá, inclusive os auto-trem
da RFFSA" (Gutierrez L. Coelho e Pedro Paulo Resende,
01/2007).
Em 2010, a estação estava de novo em reforma e, em 2013,
estava de novo abandonada em meio à reforma.
|
1890
AO LADO: Acidente
com morte proximo a Chapeu Duvas
(O Estado de S. Paulo, 30/5/1890). |
|
1939
AO LADO: Acidente
com o Rápido Mineiro na estação em 1939
(O Estado de S. Paulo, 23/8/1939).
|
|
1939
AO LADO: Acidente
na estação
(O Estado de S. Paulo, 30/11/1939). |
|
1942
AO LADO: Inundação da linha próxima à estação interompe tráfego dos trens de passageiros
(O Estado de S. Paulo, 21/2/1942). |
ACIMA: Dístico de Chapéu D'Uvas
ainda existia, estilizado e em relevo, em 2010. Milagre... (Foto William
Inkamp Martins, 1/2010).
(Fontes: William Inkamp Martins; Jorge A. Ferreira;
José H. Buzelin; Manoel Monachesi; Gutierrez L. Coelho, Pedro
Paulo Resende; O Estado de S. Paulo, 1939; Max Vasconcellos: Vias
Brasileiras de Comunicação, Max Vasconcellos, 1928) |
|
|
|
A estação em 1915. Foto do Álbum de Juiz de
Fora de Albino Esteves, 1915. Reeditado pela FUNALFA em
1989. Foto cedida por Manoel Marcos Monachesi. |
A estação em 12/1999.
Foto José Emilio Buzelin |
A estação em 01/2001. Foto Jorge Ferreira |
A estação em 01/2001. Foto Jorge Ferreira |
A estação em 10/2006. Foto Jorge A. Ferreira |
Caixa d'água no pátio da estação
em 10/2006. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 1/2010. Foto William Inkamp Martins |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
27.03.2021
|
|