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E. F. Central do
Brasil (1894-1975)
RFFSA (1975-1996) |
DIAS
TAVARES
(antiga FREDERICO LAGE)
Município de Juiz de Fora, MG |
Linha do Centro - km 293,816 (1928) |
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MG-0421 |
Altitude: - |
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Inauguração: 31.07.1894 |
Uso atual: MRS (2009) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Frederico
Lage foi inaugurada em 1894.
Mais tarde seu nome foi alterado para Dias Tavares em homenagem
a um grande proprietário rural na época da construção
da linha.
"A estação está em razoáveis condições, pois
é operacional. Está sendo utilizada pela MRS como estação que controla
a chegada, manobras e saídas de trens de dois importantes clientes
da empresa: a Estação Aduaneira do Interior (porto seco) e a siderúrgica
Arcelor-Mittal, que estão situadas bem próximas a ela e são servidas
por um ramal que sai logo após a estação. A estação foi tombada
pelo município através do Decreto do Executivo 09038/2006 de 14/11/2006,
que garante que a sua preservação, pois tem relevância para a história
da formação e desenvolvimento de Juiz de Fora e a memória ferroviária"
(Jorge Alves Ferreira, 2009).
1949
AO LADO: Ponte próxima à estação é substituída (O Estado de S. Paulo,
1/4/1949).
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ACIMA: A estação de Dias Tavares
em 04/2009 (Foto Jorge Alves Ferreira).
(Fontes: Jorge A. Ferreira;
Thomas Correa; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928)
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A estação em 07/2002.
Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 29/1/2008. Foto Thomas Correa |
A estação em 04/2009. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em abril de 2015. Autor desconhecido |
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Atualização:
03.03.2019
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