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E. F. Central do
Brasil (1912-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SERGIO DE MACEDO
Município de Santos Dumont, MG |
Linha do Centro - km 317,409 (1928) |
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MG-0179 |
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Inauguração: 25.07.1912 |
Uso atual: n/d |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Sergio de Macedo foi inaugurada em
ACIMA: As cabeceiras primitivas do Viaduto da Posse
(Km 318,850 da linha original do Centro), no municipio de Santos Dumont,
MG. Sob o viaduto há uma estradinha que liga a BR-040 a Piau,
que tem tudo a ver com a Leopoldina. Próximo ao viaduto, a
estação de Sérgio de Macedo. Na época da RFFSA,
acredito até que nos últimos anos da Central (1960-70), foi construída
uma variante no trecho, que tirou os trilhos da estação de Sérgio
de Macedo e do viaduto. Eu tentei ir adiante, mas me deparei com uma
cerca de fazenda e não foi possível (Texto e foto Gutierrez L. Coelho,
12/2003).
1912. O nome era uma homenagem a Sergio Teixeira de
Macedo, ministro do Império em 1859. Já Diego
Duque Guimarães, em 4/11/2008, ressalta que não - é
mais provável que seja uma homenagem "ao cafeicultor
mineiro Coronel Sérgio de Macedo Moura (1859-1919), político e grande
fazendeiro de café em Piau e no distrito juiz-forano de Água Limpa
(atual cidade de Cel. Pacheco). Suas terras chegavam próximas à divisa
com Palmyra (atual Santos Dumont), sendo possivelmente usuário desta
estação".
(Fontes: Gutierrez L. Coelho, 2003; Diego Duque Guimarães;
Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928) |
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Atualização:
22.10.2011
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