|
|
E. F. Bahia ao São
Francisco (1860-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SIMÕES
FILHO
(antiga ÁGUA COMPRIDA)
Município de Simões Filho, BA |
Linha tronco - km 28,012 (1960) |
|
BA-2356 |
Altitude: 34 m |
|
Inauguração: 10.09.1860 |
Uso atual: FCA (2005) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1942 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da Viação Ferrea do Leste Brasileiro (VFFLB)
era a linha original da E. F. Bahia ao São Francisco, aberta
entre 1860 e 1863 e ligando a estação da Calçada,
em Salvador, à de São Francisco, em Alagoinhas, ainda
bem longe do rio do mesmo nome. Esta linha foi incorporada pelo Governo
baiano em 1903, repassada a outros concessionários até
que em 1911 foi entregue à concessão da Cia. Chemins
de Fer Federaux du L'Est Bresilien, de capital francês. Em 1935,
a VFFLB foi criada pelo Governo para ficar com o acervo dos franceses,
já sem interesse de mantê-la. Em 1975 foi definitivamente
incorporada pela RFFSA como uma de suas divisões, depois de
ter sido uma das constituintes desta, em 1957. O último trem
de passageiros de longo percurso passou pela linha nos anos 1980,
e hoje (2005) trafegam, no trecho Calçada-Paripe, apenas trens
elétricos metropolitanos, ainda sob a batuta da CBTU. Hoje
todas as linhas baianas que sobram em atividade estão sob a
concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Água Comprida foi inaugurada em 1860, no segundo
trecho da E. F. Bahia ao São Francisco aberto ao tráfego.
Nos guias ferroviários anteriores a 1945, a estação
de Água Comprida aparece como ponto de bifurcação
das linhas do Sul (que segue para São Félix)
e tronco (que segue para São Francisco).
Depois, nos anos 1940, a bifurcação já acontecia
em Mapele, mais próxima
a Salvador.
A estação fica junto ao centro da cidade, que se tornou
município em 1961, época em que o nome foi alterado
de Água Comprida para o de Simões Filho.
A estação atual, construída em 1942 num dos estilos padrão
da Leste Brasileiro, quando
o local deixou de ser o ponto de saída do ramal que seguia
para Buranhem.
Depois de sua desativação e da privatização,
a estação serviu à FCA, mas, no dia em que lá
estive, em 2005, dava a impressão de estar fechada; não
vi nenhum funcionário trabalhando ali, ao contrário
do que havia na de Dias D'Ávila. Pelo que entendi, até
há algum tempo se desembarcava cimento em Simões
Filho, mas não mais; pode ter sido esse o motivo do fechamento.
Entretanto, existia no pátio um carro adaptado típico
de moradia de pessoal de manutenção de linha.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Gutierrez L. Coelho; Roosevelt Reis; Marcus Vinicius S. Gonçalves;
Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr.: Estradas de Ferro do Brazil, 1886;
Etelvina Rebouças Fernandes: Do mar da Bahia ao Rio do Sertão - Bahia
and San Francisco Railway, Salvador, Secretaria da Cultura e Turismo,
2006; Illustração Brasileira, 1923; Guia Geral das Estradas
de Ferro, 1960; Guias Levi, 1932-84; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
Estação primitiva de Água Comprida, quando
ainda era ponto de bifurcação de linhas; possivelmente,
anos 1910. Autor desconhecido |
A estação de Simões Filho, em 16/01/2005.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Pátio da estação de Simões Filho
sentido Cotegipe, em 16/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Simões Filho, em 16/01/2005.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Simões Filho, em 16/01/2005.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
|
|
|
|
|
Atualização:
29.05.2020
|
|