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E. F. Bahia ao São
Francisco (1860-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
GOES
CALMON
Município de Simões Filho, BA |
Linha tronco - km 33,597 (1960) |
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BA-2565 |
Altitude: |
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Inauguração: 10.09.1860 |
Uso atual: posto de saúde |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1942 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da Viação Ferrea do Leste Brasileiro (VFFLB)
era a linha original da E. F. Bahia ao São Francisco, aberta
entre 1860 e 1863 e ligando a estação da Calçada,
em Salvador, à de São Francisco, em Alagoinhas, ainda
bem longe do rio do mesmo nome. Esta linha foi incorporada pelo Governo
baiano em 1903, repassada a outros concessionários até
que em 1911 foi entregue à concessão da Cia. Chemins
de Fer Federaux du L'Est Bresilien, de capital francês. Em 1935,
a VFFLB foi criada pelo Governo para ficar com o acervo dos franceses,
já sem interesse de mantê-la. Em 1975 foi definitivamente
incorporada pela RFFSA como uma de suas divisões, depois de
ter sido uma das constituintes desta, em 1957. O último trem
de passageiros de longo percurso passou pela linha nos anos 1980,
e hoje (2005) trafegam, no trecho Calçada-Paripe, apenas trens
elétricos metropolitanos, ainda sob a batuta da CBTU. Hoje
todas as linhas baianas que sobram em atividade estão sob a
concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Muritiba foi aberta em 1860 no segundo trecho da E. F. Bahia
ao São Francisco aberto ao tráfego. Cyro Deocleciano
já a cita em seu livro de 1886. (nota: o Guia Geral de
1960 mostra a data de inauguração como sendo 1942, o
que está errado. Esta é provavelmente a data de abaertura
do prédio atual)
O local é um distrito do município de Simões
Filho.
Seu nome original foi alterado para Muriqueira e finalmente
para o atual, nos anos 1940, que homenageia um antigo Presidente do
Estado da Bahia, Goes Calmon, nos anos 1920.
A estação, no mesmo estilo de construção
da de Simões Filho e construída em 1942 (o prédio
original foi demolido), esteve abandonada depois de sua desativação
nos anos 1970, até o início dos anos 2000, mas, a pedido
de moradores do distrito, foi recuperada e nela instalado um centro
de saúde que ficava em um outro prédio próximo.
Quem me contou isso foi um morador do local, que mora em frente à
estação, em 2005.
Ainda era possível se ver os restos das bases dos antigos postes
da eletrificação da linha. Existia então apenas
ali a linha principal, tendo a segunda e a terceira linha sido retiradas.
O morador, em 2005, contava que cansou de andar de trem por
ali, e que eles existiram até a segunda metade dos anos
1970, relato que bate com outros de pessoas de outras estações
da linha, e também que seu pai cortava e vendia "lenha
a metro" para as locomotivas a vapor da Leste,
além do que, na Avenida das Sete Casas moravam todos
os funcionários da Leste Brasileiro que ali trabalhavam.
anos
1960 ACIMA: Bilhete
da Leste Brasileiro de segunda classe, em trem de Salvador a
Goes Calmon, talvez anos 1960 (Acervo desconhecido). |
1924
O Sr. Francisco de Goes Calmon, quando Governador da Bahia,
em 1924 (Revista da Semana, 30/8/1924).
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Guias Levi, edições de 1932-84; Cyro Deocleciano R.
Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brazil, 1886;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Goes Calmon, em 16/01/2005. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Goes Calmon, em 16/01/2005. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Goes Calmon, em 16/01/2005. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
01.01.2018
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