A ESTAÇÃO: A estação
de Mapele foi aberta em 1860 na E. F. Bahia ao São Francisco.
A estação, situada no fundo da baía de Aratu,
uma baía menor que está na parte mais norte da baía
de Todos os Santos, está localizada no município de
Simões Filho. Outrora um dos pontos de
veraneio da cidade de Salvador, hoje é um bairro pobre
com casas e sítios muito simples. Era uma região de
usinas e engenhos de açúcar, a que a estação
certamente atendia.
"A partir de 1947, com o
começo da exploração do petróleo na região,
inicia-se o processo de industrialização na banda oriental
do Recôncavo. Em setembro de 1950, entrou em funcionamento a
Refinaria de Mataripe. Em 1967, criou-se o Centro Industrial de Aratu,
nos municípios de Simões Filho e Candeias, e após
sete anos de trabalho, inaugurou-se o Complexo Petroquímico
de Camaçari. Estas novas atividades introduziram profundas
mudanças sócio-econômicas na região, atingindo
primeiro a pequena lavoura de subsistência para em seguida afetar
o que restou da agroindústria açucareira. Nas áreas
desapropriadas pela Petrobrás são criadas extensas florestas
de eucaliptos e pinheiros para produção de carvão
vegetal. Plantações de bambu se expandem para atender
a demanda das fábricas de papel. A paisagem do Recôncavo
se transforma e os canaviais se restringem a pequenas áreas.
Com a desapropriação de grande glebas para a implantação
de projetos industriais estes edifícios são, de forma
definitiva, abandonados. Não é cogitado o reaproveitamento
desse monumentos dentro do programa de desenvolvimento industrial
da região, e arruinam-se, deste modo, conjuntos monumentais
como os de Aratu e de Mapele, dentre outros."
Em Mapele,
a linha se dividia, seguindo a leste para Simões Filho,
depois de passar por um túnel muito próximo à
estação, e, à esquerda, para Candeias,
acompanhando a baía e depois se afastando dela, seguindo para
o sul do Estado, ligando-se com a antiga Central do Brasil em Monte
Azul, Minas Gerais.
A bifurcação ainda existia em 2005 quando eu lá estive, mas
os trens cargueiros da FCA passavam direto de Candeias para Simões
Filho e vice-versa; Mapele, hoje em ruínas -
é uma estação típica das de segunda classe
reconstruídas pela Leste Brasileiro nos anos 1940 - era então
habitada por uma família humilde, que ficou conversando comigo
sobre o abandono de tudo ali em volta. Os desvios haviam sido arrancados;
a linha principal estava coberta de terra e mato. Ou seja: entre
Mapele e Paripe, que é hoje o ponto final dos
trens de subúrbio de Salvador, um trecho de cerca de
10 km, trem algum conseguiria passar.
E pensar que, em 1980 apnas 25 ano antes, um plano
para o Centro Industrial de
Aratu, que incluía extensas
áreas nos municípios de Simões Filho e
de Candeias, previa não somente a manutenção
dos trens de subúrbio que na época seguiam até
Simões Filho e sua extensão para Camaçari
e para Dias D'Ávila, como também a modificação
e retificação das linhas da então RFFSA naquela
área. Nada foi feito, o Centro Industrial de Aratu,
que chegou a ter algumas indústrias grandes, foi "engolido"
pelo Pólo Petroquímico de Camaçari, o
veraneio em Mapele já era coisa do passado, e hoje,
além do abandono e do mato, a Petrobrás está
ali construindo um oleoduto ou alo do tipo. A estação
fica exatamente no vértice do triângulo que aponta para
Paripe, portanto, hoje fora da linha de passagem do trem da
FCA, ou seja, a uns 150 metros da linha operacional. Já houve
tempos em que o trem de subúrbios chegava a Mapele,
o que parece ter ocorrido durante os anos 1970.
Em março de
1970 foram desativados os 34 km de eletrificação entre
Candeias e Santo Amaro. Em fevereiro de 1972 foi a vez
do trecho norte, com a desativação do trecho de 122
km entre Mapele e Alagoinhas, restando portando os 44
km entre Salvador e Candeias. No mesmo ano o serviço
de subúrbios foi restrito a Mapele, a 22 km de Salvador;
alguns anos mais tarde o trajeto servido recuou até Aratu,
a 19 km de Salvador. O Guia Levi de 1978 mostrava um trem Salvador-Candeias
com dois horários, além dos trens de longo percurso
que nessa época corriam de Salvador a Senhor do Bonfim,
parando em Mapele.
Em 2005,
o antigo prédio da estação
servia como moradia, embora parte dele já houvesse desabado.
"Li os processos
da Inquisição. (...) Percorrendo o índice,
só deparei ilustres desconhecidos. Há um Lemos,
parente de Frei Vicente, com muitas referências, o que
indica sérias culpas no cartório. Há um
outro fuão com a alcunha de Mapelle. Será o que
deu a um subúrbio da mulata velha (Salvador) o nome ainda
hoje conservado e tão pouco transparente?" |
1920
AO LADO: Carta de Capistrano de Abreu a João Lucio de Azevedo,
24 de junho de 1920.
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ACIMA: Neste mapa do plano diretor da região
em 1980, vê-se a região de Mapele, sem mostrar a estação,
mas ela está no alto do mapa, onde há uma bifurcação
da linha, com um triângulo, Ali se separam as linhas que v"ao
(para a esquerda) para Monte Azul e (à direita) para Juazeiro.
É interessante notar que, de acordo com o ,apa, havia uma série
de desvios, para o norte e para o sul, naquela região, provavelmente
desvios industriais (CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VER EM TAMANHO MAIOR).
(Fontes: Alexandre Santurian; Coaraci Camargo;
Paulo Ormindo David de Azevedo; A. A. Gorni: A Eletrificação
nas Ferrovias Brasileiras, 2004; Correspondência de Capistrano
de Abreu, MEC, Rio de Janeiro, 1954; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84) |