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São Carlos - tronco CP
Angico
Monjolinho
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Ramal de Rib. Bonito-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1894-1969) |
ANGICO
Município de São Carlos, SP |
Ramal de Ribeirão Bonito - km 8,101 |
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SP-0175 |
Altitude: 715,753 m |
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Inauguração: 10.05.1894 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: Em maio de
1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista,
saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em
Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado
(Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com
bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga
e sofreu modificações, aumentando-se a bitola para métrica e alterando
a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju, colocando a estação de Dourado
como ponta de um curto ramal. Somente em 1939 a Douradense prolongou
a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949, a Paulista adquiriu
a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao ramal de Ribeirão
Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte diretamente.
Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi suprimida, e
em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito foi desativado.
Os trilhos foram retirados pouco tempo depois |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Angico foi inaugurada com a linha, em 1894. Foi desativada
no início de 1969, e já foi, infelizmente, demolida. O local, hoje,
praticamente zona urbana de São Carlos, mistura sítios com
pequenas indústrias e casa mais pobres. Como é um pouco afastado da
cidade, as suas ruas, todas de terra, têm lixo e entulho jogados em
suas margens, e das do córrego da Água Quente, às margens
do qual ficava a antiga estação. A região,
ACIMA: Bases de antigo pontilhão do ramal
de Ribeirão Bonito sobre o córrego da Água Fria,
logo após a estação de Angico, sentido Monjolinho
(Foto Tiago Zacarin em 27/08/11).
infelizmente, é a mais pobre do município, tendo, inclusive,
favelas. "Tive a oportunidade de conhecer a estação de Angico
que infelizmente já foi demolida, era uma estação pequena e abandonada
no meio do mato, à beira de uma estradinha de terra onde ficava
a linha, havia ao lado desta um barracão abandonado que provavelmente
era o armazém da estação. Atualmente não existe mais nada no lugar,
apenas alguns pedaços da plataforma" (Tiago Luiz Zacarin,
São Carlos, SP).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Tiago
Luiz Zacarin; Filemon Peres; Cia. Paulista: Álbum dos 50 anos,
1918; Cia. Paulista: relatórios oficiais, 1892-1969; Mapa -
acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Angico em 1918. Foto Filemon Peres |
A estação, provavvelmente anos 1950. Autor desconhecido |
Plataforma da estação em 8/2009. Foto Tiago L.
Zacarin |
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Atualização:
06.12.2015
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