|
|
...
Angico
Monjolinho
Jacaré
...
Ramal de Rib. Bonito-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
...
|
|
|
|
|
Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1894-1968) |
MONJOLINHO
Município de São Carlos, SP |
Ramal de Ribeirão Bonito - km 13,044 |
|
SP-2486 |
Altitude: 661,462 m |
|
Inauguração: 10.05.1894 |
Uso atual: depósito (2014) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em maio de
1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista,
saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em
Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado
(Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com
bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga
e sofreu modificações, aumentando-se a bitola para métrica e alterando
a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju, colocando a estação de Dourado
como ponta de um curto ramal. Somente em 1939 a Douradense prolongou
a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949, a Paulista adquiriu
a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao ramal de Ribeirão
Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte diretamente.
Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi suprimida, e
em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito foi desativado.
Os trilhos foram retirados pouco tempo depois |
|
A ESTAÇÃO: A estação de
Monjolinho foi aberta com o ramal, em 1894.
Foi fechada e transformada em parada em 1968, pouco antes do fechamento
definitivo da linha no início de 1969.
Teve melhor sorte que Angico: situada na zona rural de São
Carlos, e de acesso não muito difícil, no meio de um canavial,
o atual proprietário montou um restaurante no armazém.
Em 2014, a estação não estava bem conservada
e permanecia fechada, provavelmente servindo para depósito.
O armazém permanecia sendo restaurante.
|
1894
AO LADO: Atropelamento e morte nas vizinhanças da estação (O Estado de
S. Paulo, 8/6/1894). |
|
1898
AO LADO: Descaso com a correspondencia que chega de trem na estação (O Estado de
S. Paulo, 15/2/1898). |
|
1961
AO LADO: Acidente em Monjolinho (O Estado de
S. Paulo, 19/02/1961). |
|
2009
À
ESQUERDA: Situação das portas e bilheteria da
estação em 27/12/2009 (Fotos Adriano Martins).
|
|
ACIMA: A fazenda Santa Maria, em 27/12/2014 (Foto WillaM
de Santis Jr)..
(Fontes: R. M. Giesbrecht, pesquisa local; Adriano Martins; Filemon
Peres; Ettore M. Gaspar Jr.; Cia. Paulista: Relatórios anuais,
1890-1969; Cia. Paulista: Album de 50 anos, 1918; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação de Monjolinho. Foto Filemon Peres, 1918 |
A estação em 21/08/1998. Ao fundo, o armazém
que hoje é restaurante. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 21/08/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Armazém da estação que hoje funciona como
restaurante (21/08/1998). Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em junho de 2008. Foto Ettore M. Gaspar
Jr. |
A estação em 27/12/2009. Foto Adriano Martins |
A estação em 27/12/2014. Foto Willaim de Santis
Jr. |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
02.12.2021
|
|