Trem Ouro Preto-Mariana
(2006-) (Minas Gerais) |
FCA/VLI
(2006-)
Bitola: métrica. Acima, a estação de Ouro Preto, em 2006, de onde parte o trem. Abaixo, Mariana, estação terminal do trem turístico (Fotos Gutierrez L. Coelho). Veja também: Ramal da Ponte Nova Trem dos Inconfidentes (1986-1998) Contato com o autor Indice Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor). |
Trem turístico que corre num pequeno trecho de 17,5 quilômetros entre as estações de Ouro Preto e de Mariana, no antigo e extinto ramal da Ponte Nova, a partir de 05 de maio de 2006. É tocado pela Ferrovia Centro-Atlântica, depois de ter reposto os trilhos e reformado as 4 estações da linha. | Percurso:
Ouro Preto a Mariana, passando por esse trecho do ramal da Ponte Nova. Origem da linha: Ouro Preto - Mariana - 1914. Totalmente reformada em 2006. |
Trem turístico a vapor, com
seis carros de aço, sendo um deles panorâmico. Começou
a operar em 05/05/2006. É um trem turístico, puxado
por uma sempre impressionante locomotiva a vapor, uma Santa Fé
fabricada pela Skoda checa e que, vendida à Argentina, foi
trazida em um lote para a E. F. Teresa Cristina, em Santa Catarina,
em 1980, onde dez anos depois acabou seus dias... até ser resgatada
para fazer este trecho mineiro. (Fontes: Gutierrez L. Coelho; José
Emílio Buzelin; Henrique N. Castro) |
||