Trem dos Inconfidentes Ouro Preto-Mariana (Minas Gerais) |
RFFSA
(1986-1998?)
Bitola: métrica. Acima, a estação de Ouro Preto, em 1987, de onde partia o Trem dos Inconfidentes, aliás, parado em frente à sua plataforma (Foto de autor desconhecido). Abaixo, Mariana, estação terminal do trem turístico (Foto Flavio Lage). Veja também: Ramal da Ponte Nova Trem Ouro Preto-Mariana (2006) Contato com o autor Indice Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor). |
Trem turístico que correu num pequeno trecho de 17,5 quilômetros entre as estações de Ouro Preto e de Mariana, no ramal da Ponte Nova, a partir de maio de 1986. Em 1990, ainda existia. Parece ter parado na primeira metade dos anos 1990, mas há quem diga que o último trem rodou mesmo em 1998. | Percurso:
Ouro Preto a Mariana, passando por esse trecho do ramal da Ponte Nova. Origem da linha: Ouro Preto - Mariana - 1914 |
Na sua inauguração,
com a presença do Governador Hélio Garcia, em 1986,
o trem era a vapor, previsto para correr com 4 carros de madeira recuperados.
Na primeira viagem, eram somente dois. Segundo se anunciou na data
da inauguração, eram duas locmotivas separadas para
andar no trecho: uma Baldwin 2-8-2 (número 1242) construída
nos Estados Unidos em 1927 e uma Pacific 4-6-2 da Beyer-Peacock (número
326) construída na Inglaterra em 1928. Segundo as palavras
de Flávio Cavalcanti (2005), o trem turístico ligando
as estações de Ouro Preto a Mariana durou pouco tempo,
tendo sido suspenso por "falta de segurança". Como
ele mesmo pergunta, "Na linha? Risco de explosão de caldeira?"
Afinal, o ramal da Ponte Nova, construído de Miguel Burnier
(na linha do Centro da EFCB) a Ouro Preto em 1895 e tendo sido continuado
até a cidade de Ponte Nova (onde encontrava a linha de Caratinga
da Leopoldina), passando por Mariana, em 1914, todo ele em bitola
métrica, estava praticamente desativado desde o final dos anos
1970, quando seus trens de passageiros regulares pararam, já
sob o comando da RFFSA. O trem, inicialmente puxado por uma máquina
a vapor, mais tarde passou a ser puxado por diesels U13-B, como se
pode ver pelas fotos abaixo. O ramal, depois de anos comprometido,
com inúmeros trechos de linha tendo sido roubados, foi recuperado
pela FCA no trecho entre Ouro Preto e Mariana (o resto foi arrancado,
mesmo) para a implementação de um novo trem turístico
a partir de 05/05/2006. (Fontes: Revista Ferroviária; José
Agenor; Henrique N. Castro; Flávio Cavalcanti) |
||