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Indice de estações
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Barão
Carlos Barbosa
Machado
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Saída para o ramal de Bento Gonçalves:
Garibaldi
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Mapa das linhas em 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cie. Auxiliaire
des Chemins de Fer au Brésil (1909-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CARLOS
BARBOSA
(antiga SANTA LUZIA)
Município de Carlos Barbosa, RS |
Linha de Caxias - km 903,013 (1960) |
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RS-2709 |
Altitude: 679 m |
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Inauguração: 27.12.1909 |
Uso atual: biblioteca e cinema (2004) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1909 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Porto Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São
Leopoldo em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi
prolongada até a estação de Novo Hamburgo. Em
1905, a Cie. Auxiliaire assumiu a linha. Apenas em 1909 a linha teve
continuação, partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de
Novo Hamburgo e chegando até Carlos Barbosa, e, no ano seguinte,
até Caxias (Caxias do Sul). Em 1920 a linha foi assumida pela
VFRGS. Foi desativada nos anos 1980; o trecho até São
Leopoldo foi retificado e serve hoje ao sistema Trensurb da Grande
Porto Alegre (trens metropolitanos); entre Rio dos Sinos e Montenegro,
a linha foi erradicada em 1963, substituída por uma variante;
para a frente, existem trilhos ainda em alguns pedaços, mas
oficialmente a ferrovia a partir de Montenegro foi extinta em 1994
pela RFFSA. |
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A ESTAÇÃO: "(...)
o assentamento dos trilhos ne estrada de ferro Montenegro a Caxias,
prossegue ativamente, devendo essa via férrea ficar concluída
por todo o mês de fevereiro próximo. Atualmente, acha-se
a ponta dos trilhos no quilômetro 68, distante 4 km da estação
de Santa Luzia, que vai servir a vila de Garibaldi e será o
futuro ponto do entroncamento do ramal para Bento Gonçalves"
(Correio do Povo, Porto Alegre, 9/11/1909).
A estação de Santa Luzia foi inaugurada em 1909
pela Cie. Auxiliaire e desde o seu início já era o ponto
de bifurcação para o ramal de Bento Gonçalves.
A estação, construída no "povoado no.
35 da estrada Buarque de Macedo", em 25/10/1910 passou a
chamar-se Carlos Barbosa, homenageando o então
Presidente do Estado - na velha mania brasileira de trocar nomes de
lugares já tradicionais por homenagens a políticos ou
pessoas em geral, que na maioria das vezes nada têm a ver com
o local. A estação foi erigida de forma a receber o
tráfego e as mercadorias de Garibaldi e de Bento
Gonçalves, para onde já estava projetado um ramal
férreo. Este somente ficou pronto em 1919.
Segundo se conta na cidade, o último trem regular de passageiros
passou por ali em 1979. E também que a imigrante Elisa Tramontina
costumava embarcar na estação com duas malas carregadas de canivetes,
fabricados no porão da casa. Assim começou a empresa, que exporta
para mais de cem países.
Hoje da estação sai um trem turístico com locomotivas
a vapor que segue pelo ramal de Bento Gonçalves até
essa cidade. Aliás, não sai da estação,
mas de um estribo colocado mais à frente no ramal - a estação
não tem mais trilhos.
ACIMA: Estação de Carlos Barbosa
ainda em funcionamento na VFRGS. Data desconhecida (Autor desconhecido).
(ACIMA: A estação de Carlos Barbosa em 2014 - autor desconhecido.
(Fontes: Alexandre Giesbrecht, 2008; www.siters.com.br;
Correio do Povo, Porto Alegre, 1909; Revista Ferroviária, 08/2000;
IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, c. 2000. Foto do livro Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 112
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A estação de Carlos Barbosa à noite, em
2003. Autor desconhecido |
A estação em julho de 2008. Foto Alexandre Giesbrecht |
A estação em julho de 2008. Foto Alexandre Giesbrecht
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Atualização:
27.04.2023
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