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V. F. Rio Grande do Sul (?-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BASE AÉREA
Município de Canoas, RS |
Linha PA-Uruguaiana (na variante Diretor
Pestana-Barreto) - km 853,348 (1960) |
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RS-4787 |
Altitude: - |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: ocupado por empresa (2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Porto
Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando
Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para
se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação
fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire,
empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda
administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente
Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção
da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação
da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha
Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente.
Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação
foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e
distâncias, eliminando algumas estações de sua
linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu
a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os
trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros
da concessionária ALL desde esse mesmo ano. |
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A ESTAÇÃO: A estação da Base Aérea não tem data de
inauguração conhecida por mim.
Era próximo a essa estação que as linhas, a
partir de 1938, passaram a se bifurcar, vindo de Porto Alegre
e seguindo, ao norte, para a linha de São Leopoldo
e Novo Hamburgo, e a oeste, para Uruguaiana.
A estação ficava localizada após a ponte do rio Gravataí. A ponte ferroviaria ainda existe. Fica na divisa de Porto Alegre com Canoas.
Note que o predio e a plataforma ainda existiam em 2017, mas uma empresa parece ter alugado o prédio. A linha deixou de ser utilizada há alguns anos. Os vagões que aparecem na fotografia (abaixo) estavam então abandonados.
Esta estação foi usada tambem para embarque no trem húngaro na linha Porto Alegre-Uruguaiana. No tempo deste trem (anos 1980), ela era a única em Canoas pois a linha da RFFSA não chegava mais ao município de Porto Alegre.
ACIMA:
O prédio da ex-estação, com vagões à frente, em 2017 (Cessão Evandro Posser).
ACIMA:
A distancia da estação em relação à de Standard (esta, abaixo no mapa). em 2017 - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM MELHOR RESOLUÇÃO (Google Maps - Cessão Evandro Posser).
(Fontes: Evandro Posser; Guias Levi, 1940-81) |
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O prédio da ex-estação, com vagões à frente, em 2017. Cessão Evandro Posser
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O predio da estação junto ao muro. Cessão Evandro Posser em 2017 |
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Atualização:
29.07.2020
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