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E. F. Porto Alegre-Uruguaiana
(1896-1898)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SÃO
GABRIEL
Município de São Gabriel, RS |
Linha Cacequi-Maritima - km 705,366 (1960) |
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RS-0648 |
Altitude: 108 m |
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Inauguração: 1896 |
Uso atual: museu da F.E.B. |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1896? |
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HISTORICO DA LINHA: A linha foi
construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do
Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões
anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São
Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé,
no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana.
Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel
completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande
utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande,
apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa
dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção
do serviço dos trens pela Revolução Federalista.
Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam
a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que
se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes
foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três
Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram
seu traçado, eliminando diversas das estações
originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros,
quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de
uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo
depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas
com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de São Gabriel foi inaugurada em 1896 como estação
terminal provisória da linha que vinha de Cacequi.
Encampada
pela Cie. Auxiliaire em 1898, esta mesma empresa conseguiu
finalmente fazer a linha no trecho São Gabriel-São
Sebastião, que unia finalmente Cacequi ao porto
do Rio Grande, no ano de 1900. O IPHAE considera como data
de inauguração da estação o ano de 1900
e cita ainda o ano de 1906 como outra data, segundo o autor Borges
Fortes.
Nos
anos 1970, a RFFSA construiu uma variante e construiu a estação
de São Gabriel-nova nessa linha, desativando a antiga.
O IPHAE considera a data de desativação da velha estação
como tendo sido em 1978.
Há que se lembrar, entretanto, que
trens mistos continuaram rodando pela linha até 1995, e aí
já pela estação nova. A estação
continuou ligada até o fim as atividades nos trens de passageiros na com a variante e a
A estação, desativada desde o fim dos trens
de passageiros na linha, por volta de 1982, depois serviu um tempo como museu
da Força Expedicionária Brasileira gaúcha.
A estação nova passou algum tempo por um ramal provavelmente remanescente
da linha original.
"Quando estive na estação
antiga de São Gabriel, em 1996, ainda existiam os trilhos.
Na época me informaram que na safra do arroz o trem ainda ia até lá
para carregar. Em volta existem engenhos de arroz. Os prédios da estação
e do armazém não eram utilizados com fins ferroviários. O prédio
da estação abriga um mini museu da FEB e o que foi o armazem era utilizado
por uma cooperativa. Quanto à localização, a estação antiga
fica praticamente no centro de São Gabriel enquanto a nova fica fora
da área urbana, a mais ou menos uns 2 km de distância. Embora eu pouco
conheça São Gabriel, me pareceu que esta variante que tirou os trilhos
do centro da cidade fica paralela a linha antiga (pelo lado da plataforma
da estação antiga). Os trens chegam na estação antiga por um pedaço
da linha que ficou como um ramal. Foi uma pena que eu não tenha acompanhado
os trilhos antigos para ver em que ponto encontram a linha nova"
(Alfredo Rodrigues, 09/2005). (Veja também SÃO
GABRIEL-NOVA)
ACIMA: Em frente à estação em 1923, o Gal. Setembrin e a chuva de flores (Fon-fon, 1923).
ACIMA: Acidente próximo à estação
de São Gabriel - sem data (Autor desconhecido).
(Fontes: Rodrigo Cabredo; Alfredo Rodrigues; J.
R. Souza Dias: Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, 1987; IPHAE:
Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; IBGE:
Enciclopédia de Municípios Brasileiros, vol. XXXIV,
1959; Carlos Cornejo e Eduardo Gerodetti: Lembranças do Brasil
- As Ferrovias nos Cartões Postais e Álbuns de Lembranças,
2005; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de São Gabriel, c. 1910. Foto
do livro de Carlos Cornejo e Eduardo Gerodetti, Lembranças
do Brasil - As Ferrovias nos Cartões Postais e Álbuns
de Lembranças |
Vista aérea do pátio da estação
de São Gabriel, em 1957. Foto da Enciclopédia
de Municípios Brasileiros, IBGE, vol. XXXIV, 1959 |
A estação já com sinais de falta de manutenção.
Foto sem data. Autor desconhecido |
A estação em 1996. Foto Alfredo Rodrigues |
A estação em 1996. Foto Alfredo Rodrigues |
A estação de São Gabriel, em 2002. Foto
Rodrigo Cabredo |
A estação de São Gabriel, em 2002. Foto
Rodrigo Cabredo |
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Atualização:
03.01.2022
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