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RFFSA (c.1978-1996)
ALL (1996-2013) |
SÃO
GABRIEL-NOVA
Município de São Gabriel, RS |
Linha Cacequi-Maritima (variante) - km |
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RS-3245 |
Altitude: - |
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Inauguração: c.1978 |
Uso atual: estação da ALL (2011) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1979 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha foi
construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do
Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões
anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São
Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé,
no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana.
Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel
completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande
utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande,
apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa
dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção
do serviço dos trens pela Revolução Federalista.
Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam
a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que
se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes
foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três
Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram
seu traçado, eliminando diversas das estações
originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros,
quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de
uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo
depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas
com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de São Gabriel-nova foi inaugurada por volta de
1978 para substituir a antiga estação de São
Gabriel.
"Eu morei em São Gabriel até julho de 1974. Até
então o traçado do trem era o que passava pela estação antiga, que
ficava a uma quadra da minha casa. Viajei desde criança no trajeto
Bagé-Rio Grande de um lado e Bagé-Sao Sebastião-São Gabriel e até
Porto Alegre (via Cacequi-Santa Maria) de outro.
Pois bem, por volta
de 1972, eu trabalhava no Banco do Brasil de São Gabriel e eu junto
com mais 15 colegas compramos uma área na entrada da cidade de aproximadamente
1,5 hectares para construção de casas financiadas. Era uma espécie
de "Vila dos bancários". Nós mesmo administramos a construção pela
Construtora Cachoeirense. A vila ainda existe hoje, ela que ficava
na entrada da cidade hoje praticamente se mistura com outras construções.
Pois bem, quando nós estávamos com o terreno comprado e os projetos
das casas prontos, chegou a notícia de que o Ministério dos Transportes
iria modificar o trajeto da linha do trem. E por onde passaria? Bem
no meio do nosso terreno. O traçado havia sido estudado antes, projetado, aprovado e nós
com a obra quase se iniciando. Nós mesmos iniciamos um movimento,
buscando a adesão de lideranças empresariais e políticas e numa visita
do então Ministro dos Transportes, Mário Andreazza a São Gabriel,
fizemos chegar a ele, por meio do presidente do Banco do Brasil Nestor
Jost, uma carta, feita por mim, onde narrávamos todos os problemas
que o traçado causaria no nosso terreno, etc. etc.
Demorou, atrasou
a obra, mas finalmente tivemos a grande notícia de mudança do traçado
para o que atualmente lá existe, longe do nosso terreno. Eu
tenho a impressão de que no traçado previsto (por dentro do terreno)
a estação antiga iria ser preservada, até porque não havia construções
no outro lado dela. O problema é que com a mudança do traçado foi
preciso construir outra estação. A nova, atual. Esse é um episódio
que reputo histórico, importante para a história da cidade e que acabou
colaborando para que atualmente a linha férrea não passasse dentro
da cidade, que era o objetivo de 1972.
Hoje a área onde os trilhos
estariam está toda povoada. Então eu posso assegurar, para que possa
corrigir os dados na página, que a estação antiga continuou sendo
usada até 1974, quando saí de São Gabriel, não sabendo a data exata
de quando foi desativada, mas o que não é difícil descobrir"
(João José Forni, 07/2006).
O IPHAE considera a data de desativação
da velha estação como tendo sido em 1978, o que faz
supor que esta seria a data de abertura da nova. A estação
fica numa variante que passa mais afastada do centro da cidade. A
estação original, entretanto, continua unida por trilhos
com a nova.
"Quando estive na estação antiga
de São Gabriel, em 1996, ainda existiam os trilhos. Na época
me informaram que na safra do arroz o trem ainda ia até lá para carregar.
Em volta existem engenhos de arroz. Os prédios da estação e do armazém
não eram utilizados com fins ferroviários. O prédio da estação abriga
um mini museu da FEB e o que foi o armazem era utilizado por uma cooperativa.
Quanto à localização, a estação antiga fica praticamente no
centro de São Gabriel enquanto a nova fica fora da área urbana, a
mais ou menos uns 2 km de distância. Embora eu pouco conheça São Gabriel,
me pareceu que esta variante que tirou os trilhos do centro da cidade
fica paralela a linha antiga (pelo lado da plataforma da estação antiga).
Os trens chegam na estação antiga por um pedaço da linha que ficou
como um ramal. Foi uma pena que eu não tenha acompanhado os trilhos
antigos para ver em que ponto encontram a linha nova" (Alfredo
Rodrigues, 09/2005).
(veja também SÃO
GABRIEL)
ACIMA: Entrada do pátio da estação,
que está ao fundo, à direita, em 1996. Notar a guarita,
embora não tão antiga, mas ainda conservando o estilo
das guaritas do século XIX (Foto Alfredo Rodrigues).
(Fontes: Alfredo Rodrigues; João José Forni; ITSEMAP;
Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de São Gabriel-nova, em 1995. Foto
Alfredo Rodrigues |
Estação de São Gabriel-nova, em 1995. Foto
Alfredo Rodrigues |
A estação em 2011. Foto ITSEMAP |
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Atualização:
30.12.2020
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