|
|
...
Bambuí
Matinha
Tapiraí
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Goiaz (1911-1920)
E. F. Oeste de Minas (1920-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MATINHA
Município de Bambuí, MG |
Linha-Tronco - km 666,000 (1960) |
|
MG-3695 |
Altitude: 648 m |
|
Inauguração: 12.04.1911 |
Uso atual: abandonada (2006) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1980 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste
de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de
bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto
de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa
por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM
chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a
Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira
de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão
Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos
anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi
erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e
a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003)
a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
|
|
A ESTAÇÃO: A parada
de Matinha foi inaugurada em 1911. Era uma parada, apenas.
Nos anos 1980, a RFFSA constuiu uma estação nova, com
grande pátio: "Segundo o relato do Sr Renilson, ex-funcionário
de uma prestadora de serviço a Rede Ferroviária Federal S/A a estação
foi criada na década de 1980, durante a construção e mudança de estações
como a de Abacaxis e Engenheiro Adelmar. A construção da (nova) estação
de Matinha foi viável devido à grande distância entre as estações
de Bambuí e Tapiraí, segundo o Sr Renilson, as composições perdiam
muito tempo no trajeto devido a grandes aclives para ambos os lados.
A estação fica em uma área de várzea e possui uns dos maiores pátios
de manobras da região, mas hoje se encontra em total estado de abandono"
(Diovanni Resende, 09/2006).
1924
AO LADO:
55 barreiras,
consequencia das chuvas de 1924 na região, interromperam
o tráfego ferroviário nas estações
entre Bambuí e Campos Altos (O Estado de
S. Paulo, 19/2/1924).
|
|
|
|
|
|
Estação de Matinha, em 09/2006. Foto Diovanni
Resende |
Estação de Matinha, em 09/2006. Notar a quilometragem
diferente da de 1960. Foto Diovanni Resende |
Estação de Matinha, em 09/2006. Foto Diovanni
Resende |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
08.10.2017
|
|