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E. F. Goiaz (1910-1920)
E. F. Oeste de Minas (1920-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BAMBUÍ
Município de Bambuí, MG |
Linha-Tronco - km 657,444 (1960) |
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MG-1500 |
Altitude: 659 m |
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Inauguração: 01.05.1910 |
Uso atual: associação da 3a idade
(2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste
de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de
bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto
de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa
por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM
chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a
Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira
de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão
Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos
anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi
erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e
a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003)
a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
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A ESTAÇÃO: Em 1910,
a Estrada de Ferro de Goyaz inaugurou a estação de
Bambuí. Em 1920, a E. F. Oeste de Minas assume a massa
falida da EFG e também Bambuí. O prédio
não é mais o original (o atual é em art-decô,
embora possa ter passado o prédio por uma reforma radical e
não ter sido derrubado).
"A estação está abandonada
e a FCA fez junto a ela uma espécie de garagem para os "trolleys",
uma coberta onde tentaram respeitar o modelo, mas foi só na parede
do fundo; o restante é uma construção grosseira. Hoje, a estação serve
como depósito de material para a manutenção das linhas, já que o terreno
que pertence à ferrovia é enorme, o prédio da estação
sofreu ataque de vândalos e a própria concessionária arrancou a fachada
para a passagem que uma locomotiva que está operando neste trecho,
de porte maior, e que possivelmente não passaria lá. Próximo à
estação existia uma pequena vila, mas hoje só duas das casas permanecem,
provavelmente utilizada por funcionários da antiga RFFSA, uma vez
que esta estação dava todo o suporte para a região entre Garças de
Minas e Ibiá. Na mesma área existe uma construção que a FCA
usa como apoio, bem preservada, que é de interesse, uma vez que esta
construção e mais moderna: ali era antigamente a cantina e o dormitório
da RFFSA" (Diovanni Resende, 02/2007).
Depois disso, foi restaurada. Em 2015 era sede de uma ssociação.
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1898
AO LADO: Bambuí, vinte anos antes da ferrovia:
vilarejo violento (jornal Cidade do Rio, 27/7/1898).
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1924
AO LADO:
55 barreiras,
consequencia das chuvas de 1924 na região, interromperam
o tráfego ferroviário nas estações
entre Bambuí e Campos Altos (O Estado de
S. Paulo, 19/2/1924).
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ACIMA:
Comboio da RFFSA na estação, provavelmente anos 1980
(acervo Nilson Rodrigues). ABAIXO: Pátio de Bambuí
nos anos 1980 (Foto Hugo Caramuru).
ACIMA: Belíssimo frontão em casa
ferroviária do pátio de Bambuí, ainda com o monograma
da Oeste de Minas e a placa de patrimônio da RFFSA (Foto Glaucio Henrique
Chaves em 2015).
(Fontes: Alexandre Almeida; Alex Sander Pereira
Matos; Glaucio Henrique Chaves; Roseana Matos; Daniel Gentili; Gutierrez
L. Coelho; Nilson Rodrigues; Hugo Caramuru; Bruno Nascimento Campos;
Diovanni Resende; Andila A. Carvalho; Cidade do Rio, RJ, 1898; O Estado
de S. Paulo, 1924; Arquivo Municipal de Bambuí; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação, provavelmente nos anos 1920. Completamente
diferente, teve o estilo modificado para art-decô anos
depois. Notar as mãos francesas em ferro, belíssimas.
Acervo do Arquivo Municipal, cessão Andila A. Carvalho
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A estação, talvez anos 1950 (acervo Alex Sander
Pereira Matos) |
Em foto provavelmente do final dos anos 1970, à frente
da estação de Bambuí, o trem da RMV carrega
na prancha a locomotiva da "bitolinha", do trecho
Aureliano Mourão-Antonio Carlos. Foto cedida por Bruno
Nascimento Campos |
A estação em 2004, com as U20C da FCA passando
pela plataaforma. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 2004. Foto Gutierrez L. Coelho |
Plataforma, vendo-se a bilheteria, em 02/2007. Tudo abandonado.
Foto Diovanni Resende |
Estação de Bambuí em junho de 2010. Foto
Alexandre Almeida |
A estação já restaurada em 14/12/2014.
Foto Roseana Matos |
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Atualização:
08.10.2017
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