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E. F. de Goiaz (1916-1920)
E. F. Oeste de Minas (1920-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
FCA (1997-) |
GARÇAS
DE MINAS
(antiga PORTO REAL e IGUATAMA)
Município de Iguatama, MG |
Linha-Tronco - km 602,810 (1960) |
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MG-0126 |
Altitude: 633 m |
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Inauguração: 10.03.1916 |
Uso atual: estação da FCA (2016) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1916 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir
da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou
em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de
Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica:
construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis,
na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na
ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou
a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou
passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final
norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção
de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste
encontrando Araguari. Em 1997, a linha, já não mais eletrificada,
passou a ser operada pela concessionária FCA. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Garças foi inaugurada em 1916. Na época da
abertura da estação em março de 1916, parece,
segundo reportagem de O Estado de S. Paulo de 23/2/1916, que
a estação era conhecida como Chave Raymundo.
Ficava (ainda fica) longe da cidade, e também, como a sede,
às margens do rio São Francisco. Era na época
pertencente à linha da E. F. Goiaz, e passou a ser o entroncamento
da linha da EFOM que vinha de Belo Horizonte.
Em 1920, a E.
F. Oeste de Minas assume a massa falida da E. F. Goiaz. A estação então se chamava Porto Real e estava ameaçada de fechamento (ver caixa abaixo).
Em
1944, a estação passou a se chamar Iguatama,
nome do município à qual pertencia e ainda pertence.
Depois o nome da estação passou a ser Garças
de Minas, deixando novamente de ter o nome do município.
Ali havia um depósito de locomotivas. Ainda hoje a estação
é um importante entroncamento das duas linhas operadas pela
FCA, atual concessionária.
A estação
continuava sendo utilizada pela concessionária em 2016
e o prédio era tombado pelo Patrimônio Histórico
do município.
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1920
AO LADO: Boatos sobre o fechamento da então estação de Porto Real (O Estado de S. Paulo, 26/11/1920 |
ACIMA: Mapa do município de Iguatama no final
dos anos 1950. A estação aparece próxima, a leste,
na linha da RMV (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
1960).
ACIMA: Movimentação no pátio de Garças de Minas,
com a mikado RMV 501 em destaque (Autor desconhecido).
A estação de Garças
de Minas teria mesmo sido inaugurada em 1916? Afinal,
o jornal O Estado de S. Paulo do dias 12 de outubro de 1908
dá a notícia: "Inaugura-se hoje, na
Estrada de Ferro de Goiaz, a estação de Porto
Real, à margem do rio São Francisco, no km 63.
Esta estação está ainda nomunicípio
de Formiga, devendo a estrada alcançar em breve o de
Bambuhy". No dia 14 de outubro, confirma: "Foi inaugurado
o tráfego da E. F. Goiaz no districto mineiro de Porto
Real, no kilometro 67". Ora, Porto Real era
na época um distrito do município de Formiga,
e mais tarde, em 1943, seria renomeada como Iguatama.
As duas notícias dão duas quilometragens diferentes,
que são praticamente a distancia aproximada entre as
estações de Garças e de Cromita.
Porém, o que destoa um pouco é que em 1960 a
distância de Formiga, ponto zero da EFG, era
de 59 km para Garças e 61,5 para Cromita.
Possíveis retificações posteriores podem,
efetivamente, ter reduzido a distância ferroviária
de 1908 para a de 1960. São afirmações
que devem ser averiguadas. Também há menção
do nome Chave Raymundo, em 1916 (ver acima).
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ACIMA: Distância entre
o centro da cidade de Iguatama (centro do mapa) e a estação
de Garças de Minas (canti direito inferior) (Google
Maps, 3/4/2016).
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(Fontes: Alexandre Almeida; Bruno N. Campos;
Carlos Marinho; Diovanni Resende; Mucio Jansen Vaz: Google Maps; Estrada
de Ferro Oeste de Minas, Trabalho Historico-Descriptivo", 1922; IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1960; O Estado
de S. Paulo, 12-14/10/1908 e 23/7/1916; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação em 1922. Foto do livro "Estrada de
Ferro Oeste de Minas - Trabalho Historico-Descriptivo" de
Mucio Jansen Vaz (1922), cedida por Bruno N. Campos |
O depósito de locomotivas de Garças em 1922. Foto
do livro "Estrada de Ferro Oeste de Minas - Trabalho Historico-Descriptivo"
de Mucio Jansen Vaz (1922), cedida por Bruno N. Campos |
A estação de Garças de Minas em 05/2006.
Foto Diovanni Resende |
A estação de Garças de Minas em 05/2006.
Foto Diovanni Resende |
A estação em 06/2006. Foto Carlos Marinho |
A estação em 4/6/2010. Foto Alexandre Almeida |
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Atualização:
08.11.2018
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