|
|
E. F. Oeste de Minas
(1905-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
FORMIGA
Município de Formiga, MG |
Linha-Tronco - km 544,004 (1960) |
|
MG-0165 |
Altitude: 820 m |
|
Inauguração: 07.12.1905 |
Uso atual: museu municipal (2015) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir
da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou
em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de
Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica:
construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis,
na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na
ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou
a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou
passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final
norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção
de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste
encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada,
é operada pela concessionária FCA. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Formiga foi inaugurada em 1905.
Mais tarde, a falência da E. F. Goiaz fez com que o Governo
incorporasse a linha Formiga-Patrocínio à EFOM,
passando a fazer parte de sua linha-tronco.
"Estive em Formiga no feriado de 12 de outubro, fui até
a estação, hoje totalmente recuperada, abrigando o museu municipal.
Ao lado há uma pequena vila dos antigos trabalhadores e uma
oficina e é curioso haver uma construção com detalhes em verde claro
que era a antiga casa de rádio de comunicação da ferrovia,
A ferrovia ali é bem movimentada com cargueiros" (Diovanni
Resende, 9/11/2006).
ACIMA:
A estação de Formiga é inaugurada com a chegada
de um trem especial que traz o Ministro da Viação, Lauro
Müller (Revista da Semana, 17/12/1905).
|
1905
À ESQUERDA: Notícia
da inauguração da estação de Formiga
em dezembro de 1905. Curiosamente, este recorte é de
um jornal de Maceió, AL (Jornal Gutemberg, Maceio,
AL, 10/12/1905).
|
|
1935
À ESQUERDA: Locomotiva tomba em Formiga
(O Estado de S. Paulo, 26/2/1935). |
ACIMA: Estação
de Formiga em 2012 (Foto Aender/Panorâmio).
(Fontes: Diovanni Resende; Glaucio Henrique Chaves; Bruno N. Campos;
Aender/Panorâmio; Preserve; O Estado de Minas, 2002; O Estado de S.
Paulo, 8/4/1908; Jornal Gutemberg, Maceió, AL, 1905; Mucio
Jansen Vaz: Estrada de Ferro Oeste de Minas - Trabalho Historico-Descriptivo,
1922; Guia Geral das Estradas de Ferro, 1960) |
|
|
|
A estação em 1922. Foto do livro "Estrada de
Ferro Oeste de Minas - Trabalho Historico-Descriptivo" de
Mucio Jansen Vaz (1922), cedida por Bruno N. Campos |
Estação de Formiga, sem data. Foto Preserve |
A estação em 2002. Foto Auremar de Castro, do
jornal O Estado de Minas |
A estação, à esquerda, em 2005. Autor desconhecido |
Estação de Formiga, em 12/10/2006. Foto Diovanni
Resende |
Estação de Formiga, com carro da antiga RFFSA,
em 12/10/2006. Foto Diovanni Resende |
Estação de Formiga, em 12/10/2006. Foto Diovanni
Resende |
Estação de Formiga, em 12/10/2006. Foto Diovanni
Resende |
Antiga sala de rádio da estação de Formiga,
em 12/10/2006. Foto Diovanni Resende |
Antigestação em abril de 2015. Foto Glaucio Henrique
Chaves |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
08.07.2018
|
|