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E. F. Oeste de Minas
(1908-1909)
E. F. Goiaz (1909-1920)
E. F. Oeste de Minas (1920-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996-) |
ARCOS
Município de Arcos, MG |
Linha-Tronco - km 574,426 (1960) |
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MG-0125 |
Altitude: 749 m |
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Inauguração: 21.04.1908 |
Uso atual: estação da FCA (2014) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1978 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir
da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou
em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de
Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica:
construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis,
na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na
ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou
a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou
passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final
norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção
de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste
encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada,
é operada pela concessionária FCA. |
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A ESTAÇÃO: A estação
original de Arcos foi inaugurada em 1908. Logo a seguir, a
linha entre Formiga e Patrocinio passou para a E. F.
de Goiaz, sendo que em 1920 voltou para a E. F. Oeste de Minas.
No
mesmo ano de 1908, pouco depois da inauguração da estação, os jornais anunciavam no dia 11
de setembro o início das obras da ferrovia que ligaria Belo
Horizonte à cidade, que viria a ser a Belo Horizonte-Garças,
da EFOM e depois da RMV.
Até então, muito pouco desenvolvimento alcançou o arraial. Com a chegada dos trilhos da E. F. de Goias, o povoado tomou um grande impulso e entrou numa faze maravilhosa de progresso.
Nos anos 1970 foi construída uma variante
que levou a linha para fora da cidade; nessa nova linha foi construída
uma nova estação, a atual.
A estação antiga
foi demolida. A linha e o desvio para a mina de calcáreo foram abertos em 1978.
Segundo Darcy Signoretti, a cidade de Arcos é uma das maiores produtoras mundiais de calcário. A FCA, atual concessionária do trecho, transporta diariamente para CSN 38 vagões levados por uma
quadra de locomotivas MX ou U-20.
ACIMA: (esquerda) Ponto de embarque de calcário
nos anos 1950 em Arcos. (direita) Lote de pedra-mármore aguardando
embarque. Estes pobtos da linha provavelmente não existem mais
em Arcos, considerando-se que a variante construída em 1978
pode tê-los eliminado (Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, IBGE, vol. XXIV, 1958, p. 110)
ACIMA: A foto foi publicada em abril de 1978. Mostra
a variante em Arcos, aparentmente, em foto tirada de sobre um vagão
com calcário. Há três linhas no pátio (Revista
Ferroviária, abril de 1978).
ACIMA: A variante e, à
esquerda, a saída do desvio para a mina de calcáreo
(Revista Ferroviária, julho de 1978).
ACIMA: A estação de Arcos, cujo prédio
nem é visto na foto acima, tirada em novembro de 2006, tem
um grande pátio em curva, fato não tão comum
nos pátios ferroviários. Vejam os longos trens de minério
estacionados no pátio (Foto Gustavo Torres).
(Fontes: Bruno Rossano, 2010; Gustavo Torres, 2006; Jefferson
-, 2011; Darcy Signoretti, 2005; Gutierrez L. Coelho, 2004; Revista Ferroviária,
1978; Kosmos, 1908; O Estado de S. Paulo, 12/9/1908; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XXIV, 1958; Guia Geral de
Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação original de Arcos em 1908. Kosmos, 4/1908
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A estação original de Arcos em 1908. Kosmos, 4/1908
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A estação atual de Arcos, em 24/03/2004. Foto
Gutierrez L. Coelho |
Estação de Arcos em 02/2005. Foto Darcy Signoretti |
Fachada da estação de Arcos em 02/2005. Foto Darcy
Signoretti |
Plataforma da estação de Arcos em 02/2005. Foto
Darcy Signoretti |
A plataforma da estação antiga (original) de Arcos
em 2010. Foto Bruno Rossano |
A estação em 2011. Foto Jefferson |
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Atualização:
20.11.2022
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