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Rede Sul-Mineira
(1927-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1961) |
TROTIL
Município de Itajubá, MG |
Ramal de Delfim Moreira - km 185,066
(1957) |
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MG-2019 |
Altitude: 856 m |
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Inauguração: 23.10.1927 |
Uso atual: moradia (2010) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Delfim Moreira saía de Itajubá e foi aberto
em 1928. Nos anos 1930 havia planos de se prolongar a linha até
o ramal de Piquete, que ficava próximo, mas no Estado de São
Paulo e do outro lado da Serra da Mantiqueira. A ligação
nunca saiu. O ramal foi extinto em 30/06/1961. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Trotil foi inaugurada em 1927.
"No ramal de Delfim Moreira só viajei até o Biguá, onde tínhamos
amigos. Ia com meu avô, que era da Administração Fazendária do Estado.
A gente pegava o trem de manhã. O trem, saindo da estação de Itajubá,
pegava para o lado esquerdo e depois, numa bifurcação, novamente à
esquerda - o direito ia para Pouso Alegre. Passava por dentro da cidade,
cortando várias ruas, e ia parar na Fábrica de Armas: estação Pacatito,
lembro-me bem o nome. Alguns chamavam de Quilômetro 4. Depois, continuava
margeando o Rio Sapucaí, subindo o rio, e parava numa outra estação
que esqueci o nome (Trotil). Mas quem se utilizava dela era o pessoal
da zona rural que morava num local chamado de Ponte Santo Antônio,
onde havia uma ponte sobre um afluente do Sapucaí, coberta de folhas
de aço zincado. Dalí, o trem fazia uma curva acentuada para a esquerda
e começava a subida da Serra da Mantiqueira. O trem normalmente era
misto e, na época da safra de marmelo, transportava muita fruta e
também a polpa já processada, acondicionada em latas" (Francisco
Seixas, maio de 2008).
"De Delfim segui pelo asfalto da MG 350, na direção de Itajubá,
por cerca de 11 km. Saí então do asfalto no bairro de Água
Limpa. Logo peguei a esquerda e após uma curtíssima subida, entrei
no antigo leito da ferrovia, convertido em estrada vicinal. Segui
em frente por mais 3 km, até chegar a estação do Biguá, apenas para
calibrar o odômetro. Voltei por onde vim, seguindo pela direita
no entroncamento onde tinha vindo pela esquerda. Nesse trecho o leito
ferrovíário segue servindo de estrada. Cerca de 3 km depois, passo
pelo bairro de Santo Antonio e seu curto trecho calçado. Mais uns
500 metros e avisto do lado direito o que era a antiga estação do
Trotil, convertida em residência. Pode-se observar claramente a plataforma
de embarge murada e convertida em alpendre da casa. O resto da construção
também apresenta modificações" (Ronald Colombini, 15/12/2010).
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1924
AO LADO: Autorização
para a ligação do ramal com o de Piquete. (O
Estado de S. Paulo, 4/11/1924).
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(Fontes: Ronald Colombini; Francisco Seixas;
O Estado de S. Paulo, 1924; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960) |
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A antiga estação em 12/2010. Notar a plataforma
de pedras embaixo do muro. Foto Ronald Colombini |
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Atualização:
05.11.2017
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