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V. F. Sapucaí
(1891-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1986) |
CRISTINA
Município de Cristina, MG |
Ramal de Sapucaí - km 127,423
(1960) |
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MG-2782 |
Altitude: 992 m |
a |
Inauguração: 15.03.1891 |
Uso atual: estação rodoviária
(2020) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: possivelmente 1891 |
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HISTORICO DA LINHA: A
Viação Férrea do Sapucaí, aberta como
E. F. do Sapucaí em 1887, inaugurou o primeiro trecho de linha
até Itajubá em 1891, partindo de Soledade, na E. F.
Minas e Rio. Em 1897 chegou a Sapucaí, na divisa com São
Paulo, tendo cedido o trecho que chegava a Itapira à Mogiana
bem antes disso. Incorporada pela Rede Sul-Mineira em 1910, daí
à RMV em 1931, VFCO em 1965 e finalmente à RFFSA em
1975, os trens de passageiros deixaram de circular no final dos anos
1970 e os trilhos foram retirados a partir de 1986. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Cristina foi inaugurada em 1891 (cf. Relatorio da Cia. Viação Ferrea do Sapucahy em 25/5/1891,
p. 23). Também de acordo com este relatório, a estação era já "a definitiva", concluída em 15/4/1891. Se houve outra estação mais nova, que esta primeira, não sei dizer.
"Cristina é uma cidade que me surpreendeu pelo grande valor
que sua população dá à ferrovia, não deixando que ela seja esquecida,
até a página do site que conta a história da cidade, mais da metade
é dedicada à E. F. Sapucaí. Recentemente eles adquiriram junto à RFFSA
a locomotiva 423, que fica hoje exposta em frente ao museu do trem
da cidade, que reúne muita coisa da ferrovia, além de outros objetos
referentes à cidade. A estação foi toda restaurada e abriga a rodoviária;
a caixa d´água, que fica bem próxima a ela e data do século XIX, foi
restaurada com a colaboração da população que não queria que o passado
ferroviário da cidade acabasse quando a estrada de ferro foi erradicada"
(Marco Giffoni, Guaratinguetá, SP).
Em 2007 a ex-estação passou por reforma geral. Em 2020, informações davam conta que a ex-estação passou a funcionar como estação rodoviária da cidade.
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1890
AO LADO: Teste de locomotivas no trecho até Cristina (O Estado de S. Paulo, 25/4/1890). |
ACIMA: A estação de Christina, foto sem data ou autor.
ACIMA: Acidente ocorrido na extinta
linha da RMV entre Soledade de Minas e Sapucaí na década de 1970: Duas G-12 tombaram no trecho entre Carmo de Minas e Cristina, na Serra
do Pedrão. Os maquinistas ainda tiveram tempo de saltar das locos
e se salvaram (Foto Mauro Couto, ex-maquinista da RFFSA - SR2).
ACIMA: Estação, caixa d'água e área do antigo
pátio ferroviário, em junho de 2010 (Foto Adriano Martins).
ACIMA: Estação de Cristina em 2022 (Foto Samuel Lemos).
(Fontes: Samuel Lemos, 2022; Carlos Roberto de Almeida, 1993;
Basilio Video; Fernando Villamarim, 2011; Hugo Caramuru; Mauro Couto, 1970; Adriano
Martins, 2010; Marco Giffoni, 2001; Jonathan Sobral, 2007; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79) |
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A estação no final dos anos 1960, ainda com trilhos.
Foto Hugo Caramuru |
A estação ainda com trilhos, provavelmente anos
1980. Basilio Video |
A estação em 1993. Foto Carlos Roberto de Almeida |
Locomotiva 423 exposta em frente à estação
de Cristina, em 2001. Foto Marco Giffoni |
Estação de Cristina, em 2001. Foto Marco Giffoni |
Museu de Cristina, em 2001. Foto Marco Giffoni |
A estação de Cristina, em 2007. Foto Jonathan
Sobral |
A estação de Cristina, em 2007. Foto Jonathan
Sobral |
A estação em 7/2011. Foto Fernando Villamarim |
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Atualização:
01.06.2023
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