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Rede Mineira de
Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1986) |
ANIL
Município de Maria da Fé, MG |
Ramal de Sapucaí - km 137,209
(1960) |
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MG-3255 |
Altitude: 1,238 m |
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Inauguração: 01.01.1931 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1931? (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: A
Viação Férrea do Sapucaí, aberta como
E. F. do Sapucaí em 1887, inaugurou o primeiro trecho de linha
até Itajubá em 1891, partindo de Soledade, na E. F.
Minas e Rio. Em 1897 chegou a Sapucaí, na divisa com São
Paulo, tendo cedido o trecho que chegava a Itapira à Mogiana
bem antes disso. Incorporada pela Rede Sul-Mineira em 1910, daí
à RMV em 1931, VFCO em 1965 e finalmente à RFFSA em
1975, os trens de passageiros deixaram de circular no final dos anos
1970 e os trilhos foram retirados a partir de 1986. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Anil foi inaugurada em 1931.
"Em Maria da Fé, tomei a estrada para Cristina. No começo
percebi que a linha corria paralela, à esquerda da estrada de rodagem,
mas depois de 1 ou 2 km, já não conseguia mais ver qualquer indício
do antigo leito. Prossegui até o alto da serra, e antes de começar
a descê-la, tomei uma estradinha à esquerda. Parei o carro ali mesmo
e segui a pé. Logo no início há uma bifurcação, e o caminho da direita
é o antigo leito da ferrovia. Segui por ele, passando por cortes e
trechos de meia-encosta com vista do vale e da estrada de rodagem
abaixo. Não precisei andar mais de 40 minutos para encontrar os remanescentes
da estação do Anil, primeiro a caixa d'água e, logo após, a antiga
plataforma, só que no lugar do prédio, uma construção recente feita
com vigas de concreto e tijolos baianos. Parece que a construção serve
como depósito de fazenda. Achei interessante a utilização de trilhos
para suportar o telhado" (Ronald Colombini, 02/2007).
A estação do Anil está no segundo ponto mais alto do ramal Sapucahy, estando a 1238 metros. Em 2021 não havia novidades; a construção de madeira e tijolos nada tem a ver com a era ferroviária, tendo sido construída depois da desativação da ferrovia e da estação.
(Fontes: Ricardo Fraga, coordenador do Projeto Memórias de Maria;.Ronald Colombini; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) |
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Caixa d'água da antiga estação. Foto Ronald
Colombini, em 2006 |
Casa construída sobre as fundações da estação.
que por sua vez já foi demolida. Foto Ronald Colombini,
em 2006 |
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Atualização:
15.09.2021
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