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E. F. Paracatu (1907-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1968) |
PITANGUI
Município de Pitangui, MG |
Ramal de Pitangui - km 441,362
(1960) |
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MG-0119 |
Altitude: 630 m |
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Inauguração: 23.11.1907 |
Uso atual: biblioteca municipal (2017) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Pitangui, aberto a partir da estação de Água
Suja, na linha da E. F. Paracatu, para que essa linha pudesse atingir
a cidade do mesmo nome, foi inaugurada em 1907. Era um trecho curto,
de apenas 3 km, que tinha bitola mista de 76 cm e métrica,
e que foi extinto em 22/02/1968. Já os trens de passageiros
pararam em 1964. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Pitangui foi inaugurada em 1907, como ponta de um curto
ramal que levava o nome da estação e da cidade.
Ali existia bitola mista: a de 0,76 m da E. F. Oeste de Minas (do
ramal do Paraopeba) e a métrica da antiga E. F. Paracatu.
Essa linha de bitola estreita vinha desde o ramal do Paraopeba,
da EFOM, da estação de Velho da Taipa, e passando
pela estação de Água Suja, da E. F. Paracatu,
chegava então a Pitangui. Isto pode ser visto na foto
abaixo, de 1950.
Aparentemente, a estação era operada conjuntamente pela
EFOM e pela Paracatu, até a fusão destas na RMV, em
1931 (Gutierrez L. Coelho, 11/2003).
A estação foi desativada em 1968, com a erradicação
da linha. Há indicações, no entanto, de que a
linha para Pitangui teria tido seus trens desativados para
passageiros em 1964.
Em 2017, a estação estava de pé, em bom estado,
servindo como biblioteca.
ACIMA: o ramal de Pitangui, partindo do ramal
de Paracatu, em Água Suja. Vê-se também, cruzando
em Velho da Taipa, o ramal de "bitolinha" da antiga EFOM
(Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1958).
ABAIXO: O trem de Pitangui, provavelmente anos 1950,
na plataforma da estação, ponto final do ramal de três
quilômetros e bitola mista (1 m e 76 cm cada bitola). Note os
trilhos com a bitola dupla no piso (Foto cedida por Gutierrez L. Coelho,
pertencente ao acervo da biblioteca daquela cidade).
ACIMA: Manifestação popular
na estação de Pitangui contra a extinção
do trem de subúrbio que ligava a cidade à estação
de Velho da Taipa, por volta de 1963 (Autor desconhecido).
ABAIXO: Composição em Pitangui nos anos 1950 ou
1960 (acervo Eduardo Coelho).
(Fontes: Hugo Caramuru; Alejandro Polverines;
Nicodemos Rosa; Eduardo Coelho; Vandeir Santos; Bruno N. Campos; Gutierrez
L. Coelho; Raimundo Quildário dos Santos: Pepitas de Pitangui; Arquivo
Público Mineiro; Mucio Jansen Vaz: Estrada de Ferro Oeste de
Minas - Trabalho Historico-Descriptivo,1922; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; IBGE, 1970) |
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A estação (parcialmente encoberta) e parte do
pátio em 1908. Acervo Arquivo Público Mineiro |
A estação em 1922. Foto do livro "Estrada de
Ferro Oeste de Minas - Trabalho Historico-Descriptivo" de
Mucio Jansen Vaz (1922), cedida por Bruno N. Campos |
A estação, provavelmente anos 1960. Cessão
Hugo Caramuru |
A estação de Pitangui em 02/07/2003. Foto Gutierrez
L. Coelho |
A estação em agosto de 2009. Foto Nicodemos Rosa |
A estação em 27/8/2017. Foto Alejandro Polverines |
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Atualização:
31.01.2018
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