|
|
Rede Mineira de
Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1977) |
MEIO DO MUNDO
Município de Liberdade, MG |
Linha da Barra - km 231,254 (1960) |
|
MG-3843 |
Altitude: 1.120 m |
|
Inauguração: 10.06.1931 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí
em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos
entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio,
foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel
do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas
pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira
para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então,
consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do
Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre
Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado
do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do
Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até
1972 entre Soledade e Aiuruoca; e
até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a
linha já foram retirados. |
|
A ESTAÇÃO: A parada
do Meio do Mundo foi inaugurada em 1931.
"E entre Rutilo e Liberdade, após a ponte Preta ficava a parada
Meio do Mundo, nas terras da fazenda de mesmo nome que pertenceu ao
meu bisavô Vicente Giffoni. A minha avó conta que esta parada não
era coberta e era utilizada para o embarque de lenha que o meu bisavô
comercializava com a ferrovia. Os trens de passageiros não faziam
paradas lá, só paravam quando havia alguém para desembarcar e quando
havia alguém na fazenda para embarcar, neste caso era necessário fazer
sinal para o trem com uma bandeira vermelha solicitando a parada"
(Marco Giffoni, 12/2006).
ACIMA: Leito da linha pouco antes de chegar
à parada Meio do Mundo. Pena que acabou (Foto Renno Giffoni,
em janeiro de 2006).
|
TRENS
- De acordo com os guias de horários e outras fontes,
os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação
de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para
ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em julho de 1960 (Guias Levi). |
(Fontes: Renno Giffoni; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
|
A casa da
fazenda, em janeiro de 2006. A parada ficava junto e em frente
a ela. Foto Renno Giffoni |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
14.01.2019
|
|