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Silva e Oliveira
Engenheiro Brito Conde
Azurita
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Rede Mineira de Viação (1954-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ENGENHEIRO BRITO CONDE
Município de Mateus Leme, MG |
Linha Belo Horizonte-Garças
- km 818,000 |
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MG-4734 |
Altitude: 872 m |
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Inauguração: 19.04.1954 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Belo Horizonte-Garças de Minas foi aberta entre 1911 e 1916
pela E. F. Oeste de Minas, ligando a capital a Garças, na época parte
da E. F. Goiaz e situada na zona de mineração mineira, próxima a Goiás.
Somente em 1920 foi construída a estação prórpia da EFOM na capital.
A linha funciona até hoje para cargueiros, tendo sido na década de
1970 o seu início na capital fundido com a Linha do Paraopeba, da
Central do Brasil. O seu trecho na região metropolitana de Belo Horizonte
recebeu trens de subúrbio por muitos anos, e a partir dos anos 1990
passou a ter a linha do metrô acompanhando de perto a sua linha, que
ficou somente para movimento dos trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A parada de Engenheiro Brito Conde
foi inaugurada em 1954.
Antes da inauguração, já existia ali um posto de quilometragem, 817,700, autorizado desde a data de
17/3/1953 a receber e despachar passageiros nos trens MB-1, MB-2, SB-1 e SB-2, a partir de pedidos de moradores daquele região(de acordo com comunicado 2095/S da RMV, desta data).
"Eu nasci e fui criado a duzentos metros da plataforma da foto da plataforma (ver pé da página), em 8/9/2012. Esta plataforma era da Parada Brito Conde aonde meu avô, pai e tios levavam Leite para ser transportado até Itaúna" (Henrique José da Fonseca. 6/7/2018).
Foi demolida; sobrou apenas a plataforma de concreto, se é que um dia teve alguma estrutura ou prédio sobre ela.
(Fontes: Henrique José da Fonseca; Pedro Paulo Rezende; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
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A parada em 2012.
Foto Pedro Paulo Rezende em 8/9/2012). |
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Atualização:
05.08.2018
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