HISTORICO DA LINHA: A
linha Belo Horizonte-Garças de Minas foi aberta entre 1911 e 1916
pela E. F. Oeste de Minas, ligando a capital a Garças, na época parte
da E. F. Goiaz e situada na zona de mineração mineira, próxima a Goiás.
Somente em 1920 foi construída a estação prórpia da EFOM na capital.
A linha funciona até hoje para cargueiros, tendo sido na década de
1970 o seu início na capital fundido com a Linha do Paraopeba, da
Central do Brasil. O seu trecho na região metropolitana de Belo Horizonte
recebeu trens de subúrbio por muitos anos, e a partir dos anos 1990
passou a ter a linha do metrô acompanhando de perto a sua linha, que
ficou somente para movimento dos trens cargueiros. |
A ESTAÇÃO: A estação de Azurita
foi inaugurada em 1911 com o nome de Soledade do Pará.
Depois teve o nome de Serra Azul, para finalmente receber
o nome atual, Azurita. Daqui, entre 1927 e 1994, saía
o ramal de Paracatu, antiga E. F. Paracatu.
"A estação por fora está depredada, pichada, suja e por
dentro está intacta, novinha; ela foi reformada só por dentro e
lá é escritório e dormitório do pessoal da FCA e um morador
me informou que umas casas antigas que existem em frente a estação
era uma vila ferroviária. A estação é enorme, bonita, porém
por fora está toda suja" (Jonathan Sobral, 02/2006).
"Após a erradicação de postos de controle da FCA, ocorrida
neste ano (2007), Azurita ficou entregue à própria sorte. Embora
ainda inteira, a estação está fechada e já são visíveis os sinais
de falta de manutenção. Por quanto tempo permanecerá assim, sem
a rapinagem que conhecemos, é algo impossível de prever. Aparecer
um mecenas que gaste dinheiro na conservação do prédio me parece
utopia. O certo é que os trens da FCA agora passam diretos, mal
usam o desvio paralelo à linha principal. Quanto aos desvios do
pátio estão todos sem uso há muito tempo, os trilhos estão completamente
oxidados" (Gutierrez L. Coelho, 29/10/2007).
Em 2012, estava bem maltratada.
ACIMA:
O trem da EFOM parado na estação de Soledade do Pará
em 1914, com os convidados para a inauguração
do Grupo Escolar Torquato de Almeida, na cidade do Pará (Pará
de Minas).
ACIMA: Em 2007,
os trilhos de saída do ramal de Paracatu ainda existiam,
embora com bastante mato )Foto Gutierrez L. Coelho).
ABAIXO: A estação de Azurita
em maio de 2012 (Foto Selmo Victor Miranda).
(Fontes: Selmo Victor Miranda;
Pedro Paulo Rezende; Jonathan Sobral; Alexandre Almeida; Gutierrez
Lhamas Coelho; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
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