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V. F. Centro-Oeste
(1965-1975)
RFFSA (1975-1997) |
MACAIA-NOVA
Município de Bom Sucesso, MG |
Linha Lavras-Divinópolis - km 405,500 |
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MG-1774 |
Altitude: - |
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Inauguração: 29.10.1965 |
Uso atual: eliminada |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1965 (era um vagão) |
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HISTORICO DA LINHA: A linha que
ligava as estações de Aureliano Mourão e Ribeirão
Vermelho foi construída em bitola de 76 cm e entregue em 1888,
e um de seus nomes era linha de Divinópolis pois ligava Lavras
e Ribeirão Vermelho a essa cidade através da linha do
Paraopeba da EFOM. Em 1/5/1966 essa linha foi desativada entre o km
20 e Ribeirão Vermelho com a construção de uma
nova linha em bitola métrica entre Lavras e esse ponto. O restante
da linha está ativo até hoje com bitola métrica.
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A ESTAÇÃO: A estação
de Macaia-nova foi aberta em 1965 na variante em bitola métrica
que substituiu o trecho Álvaro Botelho-Aureliano Mourão
de 76 cm de bitola (*cf. Relatório "Substituição
de Linhas
Férreas Antieconomicas").
A quilometragem acima é
da época da abertura da linha, cf. R. R. Coimbra.
A estação, que era um vagão de madeira (* cf. Ricardo Resende Coimbra:
Uma Viagem pelos Trilhos da Centro-Oeste, Novo Mundo Editora, 2009),
já foi demolida
e seu pátio fica fora da cidade, como era de se esperar de
uma variante construída há relativamente pouco tempo
passando por um bairro já existente.
Já em 1978, Macaia-nova não tinha mais desvios. Isso significa que, com o fim dos trens
de passageiros, nem o pátio nem o vagão que era a estação (cf. Carlos Antonio Pinto, em 24-03-2019), então já
desmontado, serviam para coisa alguma.
(Veja também MACAIA)
ACIMA: Construção da ponte próxima
à estação de Macaia-nova, sobre o rio Grande,
na primeira metade dos anos 1960 (Acervo Jonas Augusto M. de Carvalho).
ACIMA: O engenheiro José Alfredo
Unes da RFFSA em Macaia no ano de 1979. Seria essa construção
em madeira e sem plataforma a estação de Macaia-nova?
(Foto: Cesar Mori).
ACIMA: Foto mostrando a ponte sobre o rio Grande e o bairro de Macaia.
A seta indica onde está situado o atual pátio de Macaia. Quando havia
a linha da bitolinha ligando Ribeirão Vermelho a Aureliano Mourão,
a estação de Macaia ficava á esquerda da foto, no nível pouco acima
do rio Grande, ou seja, a linha passava embaixo dessa ponte atual
(Explanação e foto Ricardo Resende Coimbra, 2010).
ACIMA: Vagões e carro abandonados em Macaia em 2014 (Foto Anderson Nascimento).
(Fontes: Jonas Augusto M. de Carvalho; Cesar Mori;
Carlos Miguez; Ricardo Resende Coimbra: Uma Viagem pelos Trilhos da
Centro-Oeste, 2009; Substituição de Linhas Férreas
Antieconomicas, anos 1960; Guias Levi, 1960-1980) |
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Atualização:
02.06.2019
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