|
|
E. F. Central do
Paraná (1960-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ROSALDO
LEITÃO
Município de Ipiranga do Sul, PR |
Linha Apucarana-Uvaranas - km 304,025
(2000) |
|
PR-4622 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 1960? |
Uso atual: abandonada e em ruínas (2015) |
|
com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Central do Paraná começou a ser construída
em 1949. Somente em 1960 conseguiu abrir dois trechos, um com 34 km
partindo de Apucarana e outro com 83 km, saindo de Ponta Grossa, do
que seria no futuro a estação de Uvaranas, a leste da
cidade. Foram mais 15 anos para que as duas frentes se juntassem.
A inaugração festiva da linha, considerada como um caminho
mais curto e moderno do norte do Paraná para o porto de Paranaguá,
ocorreu em novembro de 1975. Dias depois a ferrovia foi incorporada
à RFFSA - a RVPSC já tinha sido extinta, transformando-se
numa das Superintendências Regionais da estatal - e passou a
transportar cargueiros apenas, apesar das promessas de trens de passageiros
para a linha, nunca cumpridas. O que se vê ao longo da linha
de mais de 300 km é um enorme desperdício de dinheiro:
embora ela cumpra a sua função até hoje, a construção
de vilas ferroviárias enormes que nunca foram utilizadas e
que hoje estão em sua imensa maioria abandonadas, invadidas
ou depredadas, é um retrato da falta de planejamento no Brasil. |
|
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
Sem informações. Deve ter sido inaugurada em 1960. O
pátio da estação possuía 3 desvios em
2000. Em 2015, da estação somente sobrava o esqueleto
externo.
ACIMA: A estação eo comboio da Rumo/ALL
em agosto de 2015. Foto Carlos Latuff).
Fontes: Carlos Latuff; ALL: Circular de
Instruções Especiais, 2000) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
21.08.2015
|
|