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Lustosa
Ipiranga do Sul
Rosaldo Leitão
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do
Paraná (1960-1975)
RFFSA (1975-1996) |
IPIRANGA
DO SUL
Município de Ponta Grossa, PR |
Linha Apucarana-Uvaranas - km 334,400
(2000) |
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PR-2463 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1960 |
Uso atual: desconhecido (2015) |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Central do Paraná começou a ser construída
em 1949. Somente em 1960 conseguiu abrir dois trechos, um com 34 km
partindo de Apucarana e outro com 83 km, saindo de Ponta Grossa, do
que seria no futuro a estação de Uvaranas, a leste da
cidade. Foram mais 15 anos para que as duas frentes se juntassem.
A inaugração festiva da linha, considerada como um caminho
mais curto e moderno do norte do Paraná para o porto de Paranaguá,
ocorreu em novembro de 1975. Dias depois a ferrovia foi incorporada
à RFFSA - a RVPSC já tinha sido extinta, transformando-se
numa das Superintendências Regionais da estatal - e passou a
transportar cargueiros apenas, apesar das promessas de trens de passageiros
para a linha, nunca cumpridas. O que se vê ao longo da linha
de mais de 300 km é um enorme desperdício de dinheiro:
embora ela cumpra a sua função até hoje, a construção
de vilas ferroviárias enormes que nunca foram utilizadas e
que hoje estão em sua imensa maioria abandonadas, invadidas
ou depredadas, é um retrato da falta de planejamento no Brasil. |
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HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação de Ipiranga do Sul foi inaugurada em
1960 como estação terminal provisória do trecho
que começava na futura estação de Uvaranas,
a leste de Ponta Grossa. Aliás, a estação
não fica no município de Ipiranga (que não
é "do sul", ao contrário da estação),
mas sim no de Ponta Grossa, pouco aquém da divisa munucipal.
Somente em novembro de 1975 foi entregue a linha toda, permitindo
que Ipiranga se ligasse finalmente com Marilândia,
na frente vinda de Apucarana. O pátio tem hoje 2 linhas
de desvio. É nesta estação que se projeta o entroncamento
de uma variante vinda do ramal de Guarapuava, para que
os trens que hoje seguem para Guarapuava e Cascavel
evitem o trecho ao sul de Ponta Grossa, resto da linha original
da Itararé-Uruguai que acaba por reduzir demais a velocidade
dos comboios.
Fontes: Carlos Latuff; Rogerio Hass; ALL: Circular
de Instruções Especiais, 2000) |
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Local da futura estação, já com fundações.
Foto por volta de 1970, de relatório de construção
da ferrovia |
Estação de Ipiranga do Sul, em 02/1997. Foto Rogerio
Hass |
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Atualização:
18.08.2015
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