|
|
RFFSA (1986-1996) |
IGUAÇU
Município de Curitiba, PR |
Variante Pinhais-Engenheiro Bley - km
114,060 (2000) |
|
PR-2435 |
|
|
Inauguração: 1976 |
Uso atual: estação |
|
com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1976 |
|
HISTORICO DA LINHA:
A variante Pinhais-Engenheiro Bley foi aberta em 1976
para substituir a antiga linha que ligava Curitiba a Engenheiro Bley.
A nova variante saía do posto do Quilômetro 103, na Curitiba-Paranaguá,
seis quilômetros antes da estação de Curitiba-nova
e seguia pelo sul da cidade de Curitiba até Araucária.
A partir daí, a variante corre muito próxima ao leito
da antiga linha até Engenheiro Bley. Nesta estação,
como antes, a linha se bifurca, seguindo para o sul para Rio Negro
e para noroeste, para Ponta Grossa, em Uvaranas. |
|
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação de Iguaçu - comumente chamada
de Pátio Iguaçu - foi aberta em 1976, com a variante
que interligava então a estação de Pinhais
e Engenheiro Bley, passando bem mais ao sul de Curitiba
e depois, a partir de Araucária, acompanhando não
muito de longe a linha original de 1891. É um pátio
de cruzamento, o prédio é na realidade um escritório.
Nunca atendeu trens de passageiros, que não existiram nessa
variante. |
|
|
|
Atrás do comboio, o prédio da estação
de Iguaçu. Foto Paulo Rosinha, 10/2002 |
Trens no pátio de Iguaçu. Foto Paulo Rosinha em
10/2002 |
Trens no pátio de Iguaçu. Foto Paulo Rosinha em
10/2002 |
A estação - na verdade, escritórios - de
Iguaçu, em 2003. Foto EFBrasil |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
06.01.2005
|
|