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RFFSA (1986-1996) |
QUILÔMETRO
103
Município de Pinhais, PR |
linha Curitiba-Paranaguá - km 103,490
(2000) |
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PR-2425 |
Altitude: - |
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Inauguração: c.1986 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
c. 1986 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA:
A linha unindo Curitiba a Paranaguá,
a mais antiga do Estado, foi aberta pela E. F. Paraná de Paranaguá
a Morretes em 1883, chegando a Curitiba em fevereiro ded 1885. Durante
seus 120 anos de existência ela pouco mudou, apenas dentro de
Curitiba e na mudança de um ou outro túnel na serra.
É considerada um dos marcos da engenharia ferroviária
nacional, projetada por André Rebouças e construída
por Teixeira Soares, depois de firmas estrangeiras recusarem a obra
devido à dificuldade do trecho da serra, entre Morretes e Roça
Nova. É também uma das poucas linhas que continua ter
trens de passageiros, embora de forma turística apenas, desde
os anos 1990, hoje explorado por uma concessionária privada,
a Serra Verde. Em 1942, a E. F. Paraná foi englobada pela R.
V. Paraná-Santa Catarina, e esta, em 1975, transformada em
uma divisão da RFFSA. Em 1996, o trecho passou a ser operado
pela ALL, que obteve a concessão da antiga RVPSC. |
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HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
O chamado Quilômetro 103 era apenas um posto de cruzamento
de trens, aberto por volta de 1986 pela RFFSA e construído
em um dos lados de um pequeno triângulo de linhas que existe
no ponto de onde sai a variante Pinhais-Engenheiro Bley.
Não havia desvios nessa estação, em 2000. 200
metros mais à frente, na linha para Curitiba, existia
o Posto 103, também sem desvios. Do posto nada mais
existe, nenhum resquício, quando lá estive, em 01/03/2005. |
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Atualização:
08.08.2016
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