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RFFSA (1985-1996) |
ENGENHEIRO
THEODORO STRESSER
Município de Curitiba, PR |
linha Curitiba-Paranaguá - km 104,952
(2000) |
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PR-2424 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1985 |
Uso atual: demolido |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1985 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA:
A linha unindo Curitiba a Paranaguá, a mais antiga do Estado,
foi aberta pela E. F. Paraná de Paranaguá a Morretes
em 1883, chegando a Curitiba em fevereiro ded 1885. Durante seus 120
anos de existência ela pouco mudou, apenas dentro de Curitiba
e na mudança de um ou outro túnel na serra. É
considerada um dos marcos da engenharia ferroviária nacional,
projetada por André Rebouças e construída por
Teixeira Soares, depois de firmas estrangeiras recusarem a obra devido
à dificuldade do trecho da serra, entre Morretes e Roça
Nova. É também uma das poucas linhas que continua ter
trens de passageiros, embora de forma turística apenas, desde
os anos 1990, hoje explorado por uma concessionária privada,
a Serra Verde. Em 1942, a E. F. Paraná foi englobada pela R.
V. Paraná-Santa Catarina, e esta, em 1975, transformada em
uma divisão da RFFSA. Em 1996, o trecho passou a ser operado
pela ALL, que obteve a concessão da antiga RVPSC. |
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A ESTAÇÃO: O
Posto Engenheiro Theodoro Stresser era apenas um posto de cruzamento
de trens aberto em 1985 pela RFFSA para servir de posto de saída
do ramal das oficinas de Curitiba. Não tem desvios.
Nessas oficinas estava em 2005 a sede da ALL e eram feitas as manutenções
em locomotivas e vagões. A saída do ramal é bem
defronte ao antigo posto, como se pode ver pelas fotos abaixo.
O posto foi demolido, sobrou a placa e algumas casa de madeira ao
lado, provavelmente da vila ferroviária.
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O piso do antigo posto, em 01/03/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A placa do antigo posto, em 01/03/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht
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Atualização:
01.11.2017
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