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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1926-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1994) |
TUCUNDUVA
Município de Sengés, PR |
Linha Itararé-Uruguai - km 33,203
(1936) |
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SC-0497 |
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Inauguração: 06.12.1926 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Tucunduva foi inaugurada em 1926 e ficava no trecho entre
Jaguariaíva e Itararé. Todas as estações
desse trecho já não existem mais: quando do arrancamento
dos trilhos em 1993, as que ainda estavam de pé foram derrubadas.
Esse era o chamado "pior trecho ferroviário do Brasil",
cheio de curvas tortuosíssimas. A informação
de sua localização exata foi dada por um ferroviário
de Jaguariaíva, José Luiz Souza. Ficava
ao lado sul da rodovia que liga Jaguariaíva a Sengés.
O nome da estação deriva da fazenda Tucunduva, hoje
do Sr. Marcos Chamma, que abrange grande parte dessa região.
O acesso pode ser feito pela fazenda citada, embora só reste a fundação
da estação, uma ponta de metal e um túnel da antiga ferrovia, com
cerca de 900 metros de extensão, passando por baixo da rodovia
Itararé-Jaguariaíva. Saiba sobre o
acidente no trem da EPVSC ocorrido entre Fabio Rego e Tucunduva em
29/12/1949 - página 1 - página
2 - (Folha da Manhã, 30/12/1949).
(Fontes: Marcos Perucio; Folha da Manhã, 1949;
IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
1958; José Luiz Paz Souza; RVPSC: Horário dos Trens
de Passageiros e Cargas, 1936; RVPSC: Relatórios anuais, 1933-60;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Na foto ao lado, onde estão as árvores baixas,
no centro da foto, ficavam o pátio, as casas e a estação
de Tucunduva. A foto foi tirada da rodovia que liga Jaguariaíva
a Sengés, e fica do seu lado sul. Foto Ralph Mennucci
Giesbrecht, em 08/10/2006 |
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Atualização:
16.11.2012
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