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Pinheiro Preto
Tangará
General Goes
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Itararé-Uruguai, SC - 1965
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1910-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
TANGARÁ
(antiga RIO BONITO)
Município de Tangará, SC |
Linha Itararé-Uruguai - km 742,998
(1960) |
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SC-0499 |
Altitude: 628,754 m |
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Inauguração: 01.09.1910 |
Uso atual: restaurada; secrretaria do Turismo (2023) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1910 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
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A ESTAÇÃO: Os trilhos chegaram a Rio Bonito em 3 de janeiro de 1910 (José Lona, administrador: Pequenas lembranças do tempo da construção da SP-RG, data ignorada). A estação
foi aberta com esse nome em 1910, e deu origem à
cidade. Aparentemente, o prédio só teria sido entregue em 1911.
Em 1935, a estação foi ampliada, na verdade, o primeiro
piso foi alongado.
Em 1943, a vila foi elevada
a distrito, no município de Videira, com o nome
(e também o da estação) alterado
Tangará. Em 1948, Tangará tornou-se município.
Na foto tomada em 1967 e que pode
ser vista abaixo, a estação já havia perdido
o segundo andar que tinha desde 1910. Não se sabe o
motivo desta modificação nem a data exata em
que foi realizada.
Em 2010, o prédio, que
sempre foi de madeira, teve sua restauração terminada.
Ele havia sido tombado pelo IPHAN em 2006.
Em 2023 abrigava a Secretaria de Turismo da cidade.
ACIMA: O trem da São Pauilo-Rio Grande passa
pela estação de Rio Bonito em 1922 no sentido da estação
de Ibicaré, a centro-esquerda na foto (Autor desconhecido -
acervo Prefeitura de Tangará, SC).
ACIMA: Trem na estação
de Rio Bonito em 1928 (Foto Antonio Entres).
ACIMA: Estação e pátio ferroviário
de Tangará e a cidade em 1967 (Álbum Comemorativo
do Cinqüentenário do município de Joaçaba,
1967).
ACIMA: A estação em restauro, em fevereiro
de 2009 (Foto Paulo Stradiotto).
Na restauração
do prédio, em 2010, manteve-se a arquitetura composta
por estrutura de vigas, pilares e telhado de madeira encaixada,
com paredes simples nos depósitos e duplas nos demais ambientes
apresentando mata-juntas internas e externas. A área total
construída é de 201,05m². Os elementos da arquitetura do prédio
trazem grande influência da arquitetura italiana no sul do
Brasil. O telhado em telha de barro com duas águas e inclinação
acentuada, a planta em forma retangular buscando a funcionalidade
e a simplicidade características da influência do colonial
brasileiro. A cobertura de duas águas prolonga-se até a plataforma
sendo sustentada por tesouras em balanço sobreposto à estrutura
principal fixada por parafusos e podem ser observadas pela
plataforma. |
2010
AO LADO: A restauração do prédio (Liziane Leidens Strey, 12/1/2012). |
ACIMA: A estação em fevereiro
de 2009 (Foto Mario Pailo).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Mario Pailo, 2014; Antonio
Entres; Liziane Leidens Strey; Marckson T. Kielek; Paulo Stradiotto;
Nivaldo Klein; José A. Vignoli; Nilson Rodrigues; Flávio
Cavalcanti; ABPF-Paraná; RVPSC: relatórios oficiais,
1920-60; Prefeitura Municipal de Tangará, SC; Álbum
Comemorativo do Cinqüentenário do Município de
Joaçaba, 1967; RVPSC, Horário de Trens de Passageiros
e Cargas, 1936; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em construção em 1911.
Foto cedida por José A. Vignoli |
Passageiros desembarcam em Rio Bonito, em foto sem data. Acervo
ABPF-Paraná |
A estação recém-ampliada, em 1935. Foto
dos relatórios da RVPSC |
Casas da vila ferroviária da então Rio Bonito,
em 1935. Foto dos relatórios da RVPSC |
A estação em 1980. RFFSA
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Detalhe da plataforma da estação de Tangará,
enfeitada para o Natal de 2001. Foto Nivaldo Klein |
A estação, em 09/2002. Foto Nilson Rodrigues |
A estação em 07/2003. Foto Flavio Cavalcanti |
A estação de Tangará enfeitada para o Natal
de 2001. Foto Nivaldo Klein |
A estação em final de reforma, em 9/2009. Foto
Nilson Rodrigues |
A estação em 2010. Foto Marckson T. Kielek |
A estação, pronta em fevereiro de 2011. Foto Nilson
Rodrigues |
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Atualização:
04.09.2023
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