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Videira
Pinheiro Preto
Tangará
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Itararé-Uruguai, SC-1965
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1910-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PINHEIRO
PRETO
Município de Pinheiro Preto, SC |
linha Itararé-Uruguai - km 728,095
(1936) |
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SC-0492 |
Altitude: 658,726 m; na placa: 659,90 m |
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Inauguração: 01.09.1910 |
Uso atual: moradia (2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1930 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
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HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação do Pinheiro Preto foi inaugurada em
1910.
A cidade,
originada da estação, tornou-se município em
1962.
"Atílio Rodrigues
mora há cinco anos na estação ferroviária
de Pinheiro Preto. Ele trabalhou durante 20 anos na RFFSA, no setor
de manutenção. 'Como eles não me pagaram a indenização,
continuo morando aqui. Fica uma coisa pela outra'. A origem do nome
de Pinheiro Preto remonta à época da construção
da E. F. São Paulo-Rio Grande. Ao se aproximarem do local onde
posteriormente nasceria a cidade, os trabalhadores que estavam construindo
a ferrovia identificaram logo em meio à imensa floresta uma
gigantesca araucária, completamente enegrecida pela ação
do fogo. Concluída a construção da ferrovia,
foram erguidas ao longo do trecho as pequenas casas de ponto de parada.
A estação de trem foi chamada de 'Estação
do Pinheiro Preto"
(Diário Catarinense, 23/07/2002).
Ali perto, o único túnel da linha original (mais tarde,
nos anos 1960 foi aberto outro em Fábio Rego, próximo
a Jaguariaíva, numa variante) tem toda uma história.
A estação foi fechada
para passageiros em 1983 e foi totalmente desativada logo
depois, com a rápida decadência da antiga linha Itararé-Uruguai. O velho prédio servia em 2015 como moradia
de um antigo ferroviário.
O túnel em 2002 (Diário Catarinense,
23/07/2002). |
Detalhe do túnel, com a data de abertura
(1910) (Foto Nilson Rodrigues, 09/2002). |
A Cruz do Vacariano, à direita da linha
(Foto Nilson Rodrigues, 2003). |
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TRENS - De acordo com os guias de horários e fontes diversas,
trens de passageiros pararam nesta estação de
1910 a 1983. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
Em
Pinheiro Preto, ficam a Cruz do Vacariano e o primeiro
túnel férreo perfurado pela Brazil Railway Company.
Toda a região do Alto Vale do Rio do Peixe se desenvolveu
a partir da construção da estrada de ferro São
Paulo-Rio Grande, em 1888. O túnel contou com o trabalho
braçal
de centenas de operários, mas hoje, com a linha desativada,
o acesso deve ser feito a pé por 100 metros, pois ele
está em uma propriedade particular que não permite
o ingresso de veículos. A cruz, erguida em homenagem
às vítimas do bandido Zeca Vacariano (protagonista
do primeiro assalto a trem pagador no Brasil), está a
cerca de 300 metros a pé, pelos trilhos. O monumento
foi disposto exatamente no local onde o assalto aconteceu. A
cruz foi construída com trilhos férreos retorcidos,
aumentando ainda mais a sua autenticidade. Os municípios
que integram o Vale da Uva e do Vinho tem no túnel e
na Cruz do Vacariano dois importantes atrativos
nos passeios férreos que serão oferecidos no futuro.
A previsão é de que haja paradas nos trajetos
entre Videira e Pinheiro Preto. O monumento, solitário
à beira dos trilhos, está no antigo km 152 (km
208 do trecho União da Vitória-rio Uruguai)
e rende homenagem à memória dos seguranças
da Companhia Construtora da Estrada de Ferro Guilherme,
Menezes e Lino Ferreira, que ali foram assassinados
em 24 de outubro de 1909. Precisamente no local onde aconteceu
a emboscada e foi erguida a cruz, existia, à época
da implantação dos trilhos, o armazém do
taifeiro José Antonio de Oliveira, mais conhecido
por Zeca Vacariano, o cabeça do célebre
assalto ao comboio pagador que transportava 375:300$000 (trezentos
e setenta e cinco contos e trezentos réis ), dinheiro
que se destinava ao pagamento de milhares de operários
que trabalhavam na construção da ferrovia. O assalto
praticado por um grupo de 27 homens, liderados por Vacariano,
aconteceu de madrugada, à 1h30, quando o pagador da companhia,
Henrique Jorge Baroni, acompanhado pelo engenheiro Ernesto
Kayser e três seguranças, foram atocaiados
em frente ao armazém, em cujo interior se encontravam
os assaltantes. Valendo-se da surpresa e da superioridade numérica,
depois de intensa fuzilaria o grupo apoderou-se das mulas que
transportavam as bruacas de couro, onde estavam
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centenas
de envelopes que deveriam
ser entregues aos chefes que, com suas respectivas turmas,
se encontravam espalhados pelos trechos em construção.
Dos 27 assaltantes, que, após o delito, se embrenharam
na espessa mata que cobria a região, somente um foi
levado a julgamento anos depois do episódio - foi absolvido
por falta de provas. Os seguranças Guilherme,
Menezes e Lino Ferreira foram sepultados no
dia seguinte, 25 de outubro. Sobre a sepultura dos três,
seus companheiros ergueram um monumento para perpetuar a memória
dos que ali tombaram no cumprimento do dever. Construído
no último trimestre de 1909, o túnel de aproximadamente
100 metros, perfurado inteiramente na rocha, evitou o alongamento
de 2 quilômetros em curva. A obra, que resultou da concentração
de esforços e equipes de trabalhadores, é num
dos primeiros túneis da história ferroviária
brasileira - é o único perfurado pela Brazil
Railway Company, que havia assumido em 1905 o controle acionário
da Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande.
Considerado ponto estratégico de toda a linha, o túnel
era alvo de constante vigilância para impedir possíveis
atentados que, caso se registrassem, poderiam interromper
o tráfego de passageiros e cargas. Durante períodos
de revoluções ou de conturbações
internas, a vigilância se tornava mais intensa, pois
o túnel era considerado pelas autoridades federais
área de segurança na região Sul - tanto
que era dotado, em sua estrutura, de dispositivos para atacar
possíveis inimigos, podendo, em casos extremos, ser
acionada sua destruição. Até a década
de 60, o local era vigiado por um policial cuja residência
se situava bem próxima ao túnel, para possibilitar
que seu trabalho fosse realizado praticamente durante as 24
horas do dia, para prevenir possíveis surpresas. Numa
distância de 150 metros, sentido Sul, existia um cemitério,
hoje completamente encoberto por densa vegetação
que tomou conta do lugar. Ali, estão sepultados em
torno de 60 operários que morreram durante a construção
da obra, que se constituiu num grande desafio para os engenheiros,
que, no início do século, dispondo de mínimos
recursos tecnológicos, implantaram em plena região
contestada uma monumental estrada de ferro (Edelcio Lopes,
A Notícia, de Joinville, 16/01/2002).
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Vitor
Hugo Langaro; Paulo R. Stradiotto; Flavio Cavalcanti; Nilson Rodrigues;
Edelcio Lopes;
Genésio Paz; Álbum Comemorativo do Cinqüentenário
do município de Joaçaba, 1967; Diário Catarinense,
27/07/2002;
A Notícia, 2002; RVPSC: Relatórios
anuais, 1920-60; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e
Cargas, 1936; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
20.01.2023
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