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Rio das Mortes
Samambaia
Jaguariaíva
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IBGE - 1957
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2006
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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1926-1930)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1930-1964)
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SAMAMBAIA
Município de Jaguariaíva, PR |
Linha Itararé-Uruguai -
km 88,820 (1936) |
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PR-0501 |
Altitude: 894 m |
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Inauguração: 06.07.1926 |
Uso atual: provavelmente demolida |
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sem trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. A variante Jaguariaíva-Fabio
Rego foi aberta em 1964 e foi desativada em 1993/4 juntamente com
o trecho Itararé-Jaguariaíva, tendo os trilhos arrancados. |
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HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação de Samambaia foi inaugurada em 1926
e ficava no trecho entre Jaguariaíva e Itararé,
próxima a onde hoje é a fábrica de papel PISA.
Todas as estações dessa linha já não existem
mais, de acordo com Jorge Francisco Mendes, ex-ferroviário
de Jaguariaíva, e de qualquer forma boa parte ficava
em locais de difícil acesso por carro. O trecho teve os trilhos
arrancados por volta de 1990. A estação fazia parte
do chamado "pior trecho ferroviário do Brasil",
cheio de curvas tortuosíssimas.
A estação foi substituída por uma nova, com o
mesmo nome, na variante Jaguariaíva-Fábio Rego,
em junho de 1964 e foi desativada.
(Veja também SAMAMBAIA-NOVA)
ACIMA: A variante de Fabio Rego nos anos
1970, mostrando também a linha abandonada de 1908, entre Jaguariaiva
e Tucunduva, onde próxima a esta estação juntavam-se
as duas linhas (IBGE).
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Atualização:
09.12.2017
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