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Fábio Rego
Samambaia-nova
Jaguariaíva
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Itararé-Uruguai, SC - 1965
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Rede de Viação
Paraná-Santa Catarina (1964-1975)
RFFSA (1975-1993) |
SAMAMBAIA-NOVA
Município de Jaguariaíva, PR |
linha Itararé-Uruguai (variante
Jaguariaíva-Fábio Rego) - km |
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SC-1424 |
Altitude: - |
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Inauguração: 26.06.1964 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. A variante Jaguariaíva-Fabio
Rego foi aberta em 1964 e foi desativada em 1993/4 juntamente com
o trecho Itararé-Jaguariaíva, tendo os trilhos arrancados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Samambaia original foi inaugurada em 1926 e ficava no trecho
entre Jaguariaíva e Itararé, próxima
a onde hoje é a fábrica de papel PISA. A estação
nova, na variante Jaguariaíva-Fábio Rego, foi
inaugurada em 26 de junho de 1964, num trecho de linha que ficou mais
de vinte anos em construção. Neste mesmo dia a estação
antiga, de 1926, foi desativada. A
ACIMA: A variante de Fabio Rego nos anos 1970, mostrando
também a linha abandonada de 1908, entre Jaguariaiva e Tucunduva,
onde próxima a esta estação juntavam-se as duas
linhas (IBGE).
nova estação era de alvenaria e de estilo
moderno, e já foi demolida com a sua desativação,
bem ao norte e distante da antiga. Foi a única estação
que teve uma versão "nova" construída na variante,
além da terminal, Fábio Rego, que se situava
no mesmo local da antiga. O trecho teve os trilhos arrancados em 1993.
(Veja também SAMAMBAIA)
(Fontes: Adalberto Benites; Correio dos Ferroviários,
1964; IBGE) |
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Pátio da estação de Samambaia-nova, que
aparece ao fundo, à esquerda, atrás do morro,
na inauguração, em 26/06/1964. Foto da revista
Correio dos Ferroviários, agosto de 1964 |
Pátio da estação em 1977. Foto Adalberto
Benites |
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Atualização:
12.10.2015
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