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Barra Fria
Leão
Capinzal
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Itararé-Uruguai, SC - 1965
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1926-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
LEÃO
(antiga BARRA DO LEÃO)
Município de Campos Novos, SC
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linha Itararé-Uruguai - km 814,190
(1936) |
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SC-0480 |
Altitude: 467 m |
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Inauguração: 23.02.1926 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Barra do Leão foi inaugurada em 1926.
Nos anos 1940, teve o nome alterado para Leão. Assim como muitas
das demais estações da linha, já foi demolida.
Era uma estação de madeira, cujos alicerces lembravam bastante a de Barra do Pinheiro.
A antiga estação deu origem
a um bairro com o nome antigo da estação (Barra
do Leão) distante 50 km da sede do atual município
a qual pertence, Campos Novos. Em 2004 apenas existiam por ali águas
termais.
"((Quando estive) ali, a primeira impressão que se tinha era a de um
cemitério abandonado" (Nilson Rodrigues, 01/2004).
ACIMA: Ponte provisória sobre o rio Leão,
em 1911, próxima aonde seria construída 15 anos depois
a estação. (Illustração Brasileira,
1/3/1911).
ACIMA: Rio do Peixe, junto à barra
do rio Leão, em 1911 (Illustração Brasileira,
1/3/1911).
ACIMA: Ponte sobre o rio Leão em 2020 (Vitor Hugo Langaro, 10/12/2020.
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TRENS - De acordo com os guias de horários e fontes diversas,
trens de passageiros pararam nesta estação de
1926 a 1983. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Nilson Rodrigues, 2004; Arthur Wischral; RVPSC:
Relatórios anuais, 1920-60; RVPSC: Horário dos Trens
de Passageiros e Cargas, 1936; Guias Levi, 1932-79; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
20.01.2023
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