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Itororó
Barra Fria
Leão
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Itararé-Uruguai, SC - 1965
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1921-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BARRA
FRIA
Município de Erval Velho, SC |
linha Itararé-Uruguai - km 802,095
(1936) |
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SC-0458 |
Altitude: - |
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Inauguração: 31.12.1921 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Barra Fria foi inaugurada no último dia do ano de 1921.
Segundo Nilson Rodrigues, em 07/2005, sobravam apenas as colunas
de sustentação do velho prédio da estação
de Barra Fria. Da estação só sobraram
as pilastras, como aconteceu com quase todas as estações deste
trecho. Sobrava também a caixa d'agua, que ficava a 60 metros da estação,
no sentido Caçador.
A
comunidade de Barra Fria, no interior do município
do Erval Velho, mais parece uma vila abandonada. "Isso
aqui já foi muito rico na época do trem",
conta o morador João Maria Moreira, 65 anos.
Era pelos trilhos localizados em frente à estação
que os trens de passageiros e cargas passavam em direção
ao centro do País. Hoje, os trilhos estão escondidos
pelo mato e, da antiga estação, só sobraram
algumas pedras. Da estrada, se vê apenas a caixa d'água,
enferrujada, que servia para o abastecimento das marias-fumaças.
Em volta, há criações de galinhas e porcos.
Das antigas casas de alvenaria da vila, sobraram apenas escombros.
Para se chegar ao local é preciso percorrer cerca de
20 quilômetros de estrada de chão, seguindo o
rio do Peixe
(Diário Catarinense, 26/07/2002).
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ACIMA: Ponte de ferrovia sobre afluente do rio do
Peixe, em Barra Fria (Foto Marckson Kielek, 2010).
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TRENS - De acordo com os guias de horários e fontes diversas,
trens de passageiros pararam nesta estação de
1921 a 1983. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Nilson Rodrigues, 2005; Makckson Lielek, 2010 Diário Catarinense,
2002; RVPSC: Relatórios anuais, 1920-60; RVPSC: Horário
dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; IBGE, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
20.01.2023
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