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Irati
Engenheiro Gutierrez
Rebouças
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Itararé-Uruguai, PR- 1965
IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1918-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ENGENHEIRO
GUTIERREZ
(antiga RIOZINHO)
Município de Irati, PR (veja
o bairro) |
linha Itararé-Uruguai - km 385,174
(1936) |
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PR-1423 |
Altitude: 822 m |
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Inauguração: 12.1918 |
Uso atual: demolida em 2002 |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1938 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Riozinho foi inaugurada em 1918.
Em 1938, a estação foi renomeada como Engenheiro
Gutierrez para ser o ponto de saída da E. F. Guarapuava,
ou ramal de Guarapuava, aberto nesse ano. Um novo prédio,
maior, foi construído e entregue em 15.02.1938.
Também
se referiam a ela como João Gutierrez. Daí para
o sul a linha era conhecida como linha do Contestado, pois
passava pela região da guerra civil dos anos 1910, até
Santa Catarina.
Em 1996 foram retirados
os trilhos todo o percurso entre essa estação e a de
União da Vitória. A própria estação
de Engenheiro Gutierrez foi demolida em 2002.
Também foi demolida a vila ferroviária,
e a caixa d'água jogada,
rolando, para um canto. Na prática, os trens que vêm
de Uvaranas passam direto para o oeste do Paraná,
ali não é mais um entroncamento.
ACIMA:
O pátio da estação de Engenheiro Gutierrez, por
volta de 1964 (RVPSC: Paranaguá- Curitiba, 80 anos de Ligação
Ferroviária, 1965).
ACIMA: Vista do bairro em 2015 (Foto Bruno
Pionkewicz de Souza).
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TRENS - De acordo com os guias de horários e fontes diversas,
trens de passageiros pararam nesta estação de
1918 a 1983. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Flávio Marcellini; Bruno
Pionkewicz de Souza; Nilson Rodrigues; Luciano Pavloski; RVPSC:
Paranaguá- Curitiba, 80 anos de Ligação
Ferroviária, 1965; RVPSC: Relatórios anuais,
1920-60; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas,
1936; IBGE, 1960) |
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A estação em 1936, dois anos antes da abertura
do prédio novo. Foto dos relatórios da RVPSC |
Ao fundo, a estação; saída dos trilhos
do ramal, em 1936. Foto dos relatórios da RVPSC |
A casa do agente e a do guarda-chaves em 1936, com a caixa d'água
sendo construída. Foto dos relatórios da RVPSC |
A estação, foto sem data. Do acervo de Nilson
Rodrigues |
A mesma cena de 1936, com a casa do agente, no abandono, em
04/2000. Meses depois foi tudo demolido. Foto Luciano Pavloski
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A estação em 04/2000, já abandonada, pichada
e depredada. Foto Luciano Pavloski |
A estação em 04/2000. Foto Luciano Pavloski |
A estação em 04/2000. Foto Luciano Pavloski |
A estação já não mais existe em
01/2003. Foto Flávio Marcellini |
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Atualização:
17.08.2022
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