|
|
Rede
de Viação Paraná-Santa Catarina (n/d-1975)
RFFSA (1975-1996) |
HOMERO
FIORI
Município
de Wenceslau Braz, PR |
Ramal
do Paranapanema - km |
|
PR-0778 |
|
|
Inauguração: c.
1963 |
Uso atual: demolida |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já
demolido) |
|
HISTORICO DA LINHA: A linha do Paranapanema, construída
para evitar o "perigo paulista", ou seja, a exportação
de mercadorias do Norte Velho do Paraná via E. F. Sorocabana
pelo porto de Santos, teve o primeiro trecho inaugurado em 1915, ligando
Jaguariaíva, na Itararé-Uruguai, a São José,
atual Calógeras. Seu prolongamento acabou se arrastando até
1937, quando alcançou a já existente E. F. São
Paulo-Paraná e por ela alcançou por tráfego mútuo
a cidade de Ourinhos, em São Paulo. Depois da abertura da linha
Apucaranas-Uvaranas, em 1975, o ramal entrou em decadência por
ter uma linha obsoleta e cheia de curvas. O último trem de
passageiros (Trem do Norte, mais tarde "Trem da Miséria",
rodou em junho de 1979. Em 2001, o tráfego de cargueiros foi
suspenso pela ALL e hoje apenas esporádicos autos de linha
passam pela linha, praticamente abandonada em toda a sua extensão. |
|
A ESTAÇÃO:
A estação de Homero Fiori, também chamada
de Engenheiro Homero Fiori, foi inaugurada após 1960,
entre 1963 e 1964. Sabe-se que já foi demolida. O nome homenageia
um engenheiro da RVPSC morto num acidente ocorrido na estação
de Véu da Noiva, em 11/10/1959. (Fontes: Correio dos Ferroviários,
10/1959; Guias Levi, 1932-1984) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
30.07.2006
|
|