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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1915-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CALÓGERAS
(antiga SÃO JOSÉ)
Município de Wenceslau Braz, PR |
Ramal do Paranapanema - km 52,972 (1935) |
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PR-1560 |
Altitude: 841 m |
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Inauguração: 18.07.1915 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha do Paranapanema, construída para evitar o "perigo
paulista", ou seja, a exportação de mercadorias
do Norte Velho do Paraná via E. F. Sorocabana pelo porto de
Santos, teve o primeiro trecho inaugurado em 1915, ligando Jaguariaíva,
na Itararé-Uruguai, a São José, atual Calógeras.
Seu prolongamento acabou se arrastando até 1937, quando alcançou
a já existente E. F. São Paulo-Paraná e por ela
alcançou por tráfego mútuo a cidade de Ourinhos,
em São Paulo. Depois da abertura da linha Apucaranas-Uvaranas,
em 1975, o ramal entrou em decadência por ter uma linha obsoleta
e cheia de curvas. O último trem de passageiros (Trem do Norte,
mais tarde "Trem da Miséria", rodou em junho de 1979.
Em 2001, o tráfego de cargueiros foi suspenso pela ALL e hoje
apenas esporádicos autos de linha passam pela linha, praticamente
abandonada em toda a sua extensão. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta como São José, em 1915 e como
ponta de linha, condição que manteve até 1919,
quando foi aberto o prolongamento.
Passou a se chamar Calógeras
nos anos 1940. O curioso é que havia na mesma linha uma outra estação
com o mesmo nome, mas que então teve o nome alterado para Jackson Figueiredo.
Foi demolida por volta de 2000, e em 2007 somente
restavam a plataforma e as bases do antigo prédio de madeira.
ACIMA: A estação de Calogeras, sem data (Foto Arthur Wischral).
ACIMA: O mapa do município de Arapoti nos anos 1950 mostra a parada, junto à divisa com o município de Wenceslau Braz (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XI, 1960).
ACIMA: Nesta foto
tomada em 2009, pode-se ver não só a plataforma, mas
as bases de pedra do antigo prédio da estação
de madeira, além de outras casas de madeira e alvenaria da
vila ferroviária (Foto João Paulo Lara).
(Fontes: Ralph Mennucci Giesbrecht, pesquisa local;
Daniel Gentili; João Paulo Lara; Douglas Razzaboni; ABPF-Paraná;
RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1960)
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A estação de Calógeras, em 1998. Foto do
acervo da ABPF-Paraná |
A estação foi demolida, e em 01/2003 somente resta
a plataforma. Foto Douglas Razzaboni |
A estação foi demolida, e em 01/2003 somente resta
a plataforma. Foto Douglas Razzaboni |
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Atualização:
01.05.2023
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