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índice
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Olaria
Harmonia
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Rede de Viação
Paraná-Santa Catarina (1958-1975)
RFFSA (1975-1996) |
HARMONIA
Município de Telêmaco Borba,
PR |
Ramal de Monte Alegre - km 220,920 (1989) |
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PR-1169 |
Altitude: - |
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Inauguração: 15.02.1958 |
Uso atual: abandonada e depredada (2020) |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1963 |
HISTÓRICO DA
LINHA: O ramal de Monte Alegre teve a construção iniciada pela RVPSC
em outubro de 1942, especificamente para ligar a estação de Joaquim
Murtinho (Raul Mesquita) à fábrica de papel e celulose da Klabin,
na Fazenda Monte Alegre, junto ao rio Tibagi. O primeiro trecho foi
aberto em 1949, chegando a Barro Preto, mas somente em 1958 chegou
à fábrica, que já operava havia cerca de dez anos. O ramal deveria
ser estendido até Apucarana, na linha Ourinhos-Cianorte, bem como
até Lysimaco Costa, no ramal de Barra Bonita, e dali a Cornélio Procópio,
também na Ourinhos-Cianorte, mas ambos os prolongamentos nunca vieram
a ser construídos. A vila operária da fábrica de celulose acabou por
dar origem à "Cidade Nova", mais tarde chamada de Telêmaco Borba.
Trens de passageiros circularam pelo ramal desde o seu início, até
1976/77, quando foram suprimidos. Entretanto, o tráfego de cargueiros
para a fábrica continua até hoje, sendo o responsável pela operatividade
da antiga linha Itararé-Uruguai, entre as estações de Uvaranas (em
Ponta Grossa) e Raul Mesquita, passando daí diretamente para o ramal.
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A ESTAÇÃO:
A estação de Harmonia foi aberta em 1958, como
última estação do ramal.
"Iniciou-se
em 1962 na esplanada de Harmonia a estação definitiva mais 9 casas
mais 1 casa de pernoite*" (*Relatório da RVPSC,
1962) A conclusão estava prevista para 04/1963.
A ponta da linha
fica até hoje pouco à frente, dentro da chamada bacia
da Klabin.
O prédio da antiga estação existia em 2004 e estava bem conservado, mas não estava
operacional (*informações de Edson, maquinista da
ALL, em 11/2004).
"Em dezembro de 1973, Toledo Neto foi
removido para exercer a chefia da estação de Harmonia. Então, a Klabin
era proclamada como a maior da América Latina em seu segmento. Entre
Harmonia e Telêmaco Borba, percurso rodoviário de 4 km, está o rio
Tibagi, transposto através de ponte e onde também há o bonde aéreo,
para 32 pessoas que possibilita, em 3 a 4 minutos, a travessia do
vão livre com 1.318 m de comprimento e 76 m acima do nível do rio
num vale semelhante a um cânion. Em função do movimento, o terminal
ferroviário de Harmonia era um dos mais rentáveis de toda a RFFSA,
da qual a RVPSC era uma das subsidiárias. A amplitude de seu
pátio possibilitava na época a estadia de até 600 vagões, em
6 linhas, que serviam ao transporte dos produtos da Klabin, com até
três saídas diárias de trens movidos por locomotivas diesel-elétricas,
perfazendo, no total, até 180 vagões cuja carga era majoritariamente
destinada a São Paulo e Rio de Janeiro. Foi durante a gestão de Toledo
Neto em Harmonia que ocorreu, sob forte e persistente chuva, um grande
desmoronamento de terra (queda de barreira num corte alto) sobre cerca
de 60 metros da linha férrea, cuja conseqüência foi o impedimento
do concentrado fluxo de trens, problema esse resolvido graças a seus
esforços como chefe da estação e da ação proposta e realizada
pela Klabin, evitando que o tráfego ficasse paralisado por 10 a 15
dias, conforme previsto pela engenharia. Toledo assumiu a responsabilidade
de permitir, sem qualquer licitação ou estimativa de
custo, a remoção da terra pelas máquinas da Klabin,
que, no final, liberou a linha no mesmo dia sem nada cobrar da Rede"
(segundo relatos de Paulino Manfrinato, Antônio Carlos de Toledo
Neto e Adélia Grou de Toledo, em 01/2006).
Desta estação
a linha deveria seguir até Apucarana, na linha Ourinhos-Cianorte,
e, para o nordeste, encontrar Lysimaco Costa, no ramal de
Barra Bonita, e Cornélio Procópio, também
na linha Ourinhos-Cianorte. Estas ligações jamais
foram construídas.
"Em Harmonia, não conseguimos fotografar
a estação, por estar em área restrita. A vila (ou bairro) de Harmonia
é na verdade uma Vila de Funcionários da Fábrica da Klabin, e impressiona
pela limpeza, organização e padronização. Parece até coisa de filme
americano. Junto à vila, há a estação do Bonde Aéreo, que liga a fábrica
à cidade, do outro lado do rio. As placas indicam a Estação Bacia,
e não como Harmonia" (Douglas Razaboni, 03/01/2004).
Na verdade, Bacia é como o pessoal chama o pátio
da Klabin, a cerca de 4 km da estação.
"Harmonia
está abandonada, o pátio era enorme, existe lá ainda uma caixa de
água e o triangulo, onde as vezes é feito o giro das locomotivas"
(Edmilson Henrique Vieira, 02/2008).
Pelo que se sabe, o ramal todo já estava abandonado em 2018.
Em 2020, toda a estação estava cercada, depredada e parcialmente escondida pelo mato ver foto mais abaixo). O acesso a ela era muito dificil e podia ser feito somente a pé, segundo Bruno Mariano.
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1942
AO LADO: O ramal iria começar a ser construído (O Estado de S. Paulo, 9/7/1942). |
ACIMA: A estação em 2020 (Foto Bruno Mariano). |
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A estação de Harmonia fica a menos de 1000 m daqui.
Foto Douglas Razaboni em 01/2004 |
A abandonada estação de Harmonia, em 02/2008.
Fotos Edmilson Henrique Vieira |
A abandonada estação de Harmonia, em 02/2008.
Fotos Edmilson Henrique Vieira |
A abandonada estação de Harmonia, em 02/2008.
Fotos Edmilson Henrique Vieira |
A abandonada estação de Harmonia, em 02/2008.
Fotos Edmilson Henrique Vieira |
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Atualização:
01.01.2021
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