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Rede de Viação
Paraná-Santa Catarina (1954-1975)
RFFSA (1975-1997)
ALL/RUMO (1997-) |
GUARAPUAVA
Município de Guarapuava, PR |
Ramal de Guarapuava - km 497,359 (1989) |
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PR-2546 |
Altitude: - |
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Inauguração: 28.12.1954 |
Uso atual: estação da RUMO (2022) |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1954 |
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HISTÓRICO DAS LINHAS: RAMAL DE GUARAPUAVA: O ramal de Guarapuava foi construído nos
anos 30 mas o seu primeiro trecho somente foi aberto em 1940, a partir
da estação de Engenheiro Gutierrez, na linha Itararé-Uruguai
e pouco ao sul de Irati . Em 1954 ele chegou a Guarapuava, de onde
a idéia era atingir Foz do Iguaçu. Esse ramal era uma
modificação das idéias de 1900, que eram de se
atingir Foz via Porto União vindo de São Francisco,
em Santa Catarina. Somente em 1996, numa iniciativa do governo paranaense,
foi que a Ferropar foi inaugurada ligando Guarapuava a Cascavel. A
ALL tem o trecho do antigo ramal, que hoje atinge Irati, sobe para
Uvaranas, em Ponta Grossa, e daí segue para o porto de Paranaguá.
A Ferropar
continua operando ot recho novo. Trens de passageiros no
ramal foram desativados em 1976.
FERROESTE: A empresa foi construída pelo Governo do Estado
do Paraná e entregue em 1996, como uma continuação
do ramal de Guarapuava. Ainda é administrada pelo Governo e
utiliza as linhas da ALL para transportar suas cargas para Paranaguá.
O trecho pronto tem cerca de 250 km e liga Guarapuava a Cascavel,
mas pretende-se a sua continuação a partir desta última,
um ramal para Toledo e outro para Ponta Porã, MS. |
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HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação de Guarapuava foi inaugurada em 1954.
Consta que o trem teria chegado por volta de 22:30 do dia 27/12/1954, tendo
sido a festa de inauguração no dia seguinte.
Foi
o fim da linha até maio de 1996, quando foi inaugurada a Ferroeste (concessão atual do consórcio Ferropar) pelo Batalhão Ferroviário
do Exército para o Governo do Paraná.
Em 2003, formavam-se
longas filas de carretas diante de seus acessos na época da colheita
de soja para o carregamento dos trens com destino ao porto de Paranaguá. A linha atualmente estende-se
por mais 250 km margeando a BR-277 até Cascavel, com planos
de atingir Foz
do Iguaçu e Guaira na divisa com o MS. Só que essa extensão
de linha já foi construída com o "conceito cargueiro", ou seja, nada
de estações, somente pátios de manobra e terminais graneleiros.
O
ramal corre por uma região de serra bastante acentuada. "Meu
sogro Carlos, nascido em Irati e que reside em Guarapuava, lembra-se
de quando casou em Irati em julho de 1962 e seguiu para Guarapuava
a bordo de um carro de segunda classe com muita gente que fumava cigarro
de palha. Levou 8 horas para percorrer 137 km, uma média de 17 km/h"
(fonte e relato: Flávio Marcellini).
ACIMA: Estação de Guarapuava, ocupada
por escritórios da ALL (Foto Paulo Stradiotto em
2007).
ACIMA:
Pátio da estação de Guarapuava (a estação
está à esquerda) com seus diversos desvios, em 2008 (Foto Jefferson da Luz).
ACIMA: A linha férrea no município
de Guarapuava corcoveia para todos os lados (Google Maps, dezembro
de 2011).
ACIMA: A estação em 1/5/2022 (Foto Victor Hugo Langaro).
(Fontes: Flávio Marcellini; Paulo
Stradiotto; Nilson Rodrigues; Jefferson da
Luz; Joeli Laba; RVPSC: Relatórios oficiais, 1920-1960;
IBGE, 1959; RFFSA: Relação oficial de estações,
1989) |
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Primeiro trem a chegar em Guarapuava. Foto cedida por Flávio
Marcellini |
Inauguração da estação de Guarapuava
em 1954. Foto cedida por Flávio Marcellini |
Inauguração da estação de Guarapuava
em 1954. Foto do acervo de Joeli Laba, cedida por Nilson Rodrigues |
Fachada da estação em 01/2003. Foto Flávio
Marcellini |
Plataforma da estação em 01/2003. Foto Flávio
Marcellini |
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Atualização:
15.06.2023
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