|
...
Guarapuava
Guarapuava-Ferroeste
Cascavel
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1993
...
|
|
|
|
|
Ferroeste (1996- ) |
GUARAPUAVA-FERROESTE
Município de Guarapuava, PR |
Ferroeste - km 0 |
|
PR-2554 |
Altrtude: - |
|
Inauguração: 1996 |
Uso atual: estação da Ferroeste (2005) |
|
com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1996 |
|
|
HISTÓRICO DAS LINHAS: RAMAL DE GUARAPUAVA: O ramal de Guarapuava foi construído nos
anos 30 mas o seu primeiro trecho somente foi aberto em 1940, a partir
da estação de Engenheiro Gutierrez, na linha Itararé-Uruguai
e pouco ao sul de Irati . Em 1954 ele chegou a Guarapuava, de onde
a idéia era atingir Foz do Iguaçu. Esse ramal era uma
modificação das idéias de 1900, que eram de se
atingir Foz via Porto União vindo de São Francisco,
em Santa Catarina. Somente em 1996, numa iniciativa do governo paranaense,
foi que a Ferropar foi inaugurada ligando Guarapuava a Cascavel. A
ALL tem o trecho do antigo ramal, que hoje atinge Irati, sobe para
Uvaranas, em Ponta Grossa, e daí segue para o porto de Paranaguá.
A Ferropar
continua operando ot recho novo. Trens de passageiros no
ramal foram desativados em 1976.
FERROESTE: A empresa foi construída pelo Governo do Estado
do Paraná e entregue em 1996, como uma continuação
do ramal de Guarapuava. Ainda é administrada pelo Governo e
utiliza as linhas da ALL para transportar suas cargas para Paranaguá.
O trecho pronto tem cerca de 250 km e liga Guarapuava a Cascavel,
mas pretende-se a sua continuação a partir desta última,
um ramal para Toledo e outro para Ponta Porã, MS.
|
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação de Guarapuava, ponto inicial da Ferroeste,
foi aberta com a ferrovia em 1996 e dista, segundo relatos, cerca
de 4 km por linha férrea, da estação de Guarapuava que é o terminal do antigo ramal de Guarapuava, hoje administrado
pela ALL.
"Em julho de 2002, tive a honra de conhecer toda
a Ferropar, desde Cascavel até Guarapuava, uma ferrovia com aproximadamente
250 Km de extensão. Eu nunca fui numa empresa ferroviária em que seus
funcionários "vestem a camisa da empresa", de todos os setores, desde
o mais humilde funcionário até a secretária do Presidente, sem contar
o fato de que eu nunca fui tão bem tratado dentro de uma ferrovia.
Esse orgulho eles passam para as suas atividades cotidianas, trazendo
união entre eles e resultando em lucro para a Ferropar. Sobre a ferrovia,
o que eu posso dizer é que eles vêm aumentando a cada ano o seu transporte,
e em 2003 eles pretendem construir um terminal da Petrobrás
dentro do seu terminal em Cascavel, cujo pátio ferroviário tem cerca
de 4 Km. Eles não só aumentam a sua capacidade transportada por falta
de locomotivas e vagões, pois clientes não faltam. Os planos futuros
são para que, a partir de Cascavel a linha se divida em duas
direções, uma seguindo para Foz de Iguaçu e ali se instalando um terminal
de containers junto com o terminal de grãos, e a outra seguindo para
oeste passando por Toledo, local onde a Aeronáutica pretende construir
o maior aeroporto do Brasil, entrando no Mato Grosso do Sul e chegando
até Ponta Porã." (fonte e relato: Antonio Carreão) |
|
|
|
A estação de Guarapuava da Ferropar em 07/2002.
Foto Antonio Carreão |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
04.05.2022
|
|