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Banhado
Roça Nova
Piraquara
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2002
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E. F. Paraná
(1885-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ROÇA
NOVA
Município de Piraquara, PR |
linha Curitiba-Paranaguá - km 80,500
(1936) |
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PR-1652 |
Altitude: 954,280 m |
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Inauguração: 05.02.1885 |
Uso atual: em reforma (2009) |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Curitiba a Paranaguá,
a mais antiga do Estado, foi aberta pela E. F. Paraná de Paranaguá
a Morretes em 1883, chegando a Curitiba em fevereiro ded 1885. Durante
seus 120 anos de existência ela pouco mudou, apenas dentro de
Curitiba e na mudança de um ou outro túnel na serra.
É considerada um dos marcos da engenharia ferroviária
nacional, projetada por André Rebouças e construída
por Teixeira Soares, depois de firmas estrangeiras recusarem a obra
devido à dificuldade do trecho da serra, entre Morretes e Roça
Nova. É também uma das poucas linhas que continua ter
trens de passageiros, embora de forma turística apenas, desde
os anos 1990, hoje explorado por uma concessionária privada,
a Serra Verde. Em 1942, a E. F. Paraná foi englobada pela R.
V. Paraná-Santa Catarina, e esta, em 1975, transformada em
uma divisão da RFFSA. Em 1996, o trecho passou a ser operado
pela ALL, que obteve a concessão da antiga RVPSC. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Roça Nova foi inaugurada
como parada de serviços, no ponto culminante do trecho, marcando
o início do planalto de Curitiba. O prédio atual não
é o original de 1885.
Logo após essa estação, no sentido Paranaguá,
vem o primeiro túnel, que marca o início da descida
da serra (veja caixa abaixo, de 1884). A paisagem muda completamente: os vilarejos de grande pobreza
existentes no trecho entre Curitiba e Roça Nova
dão lugar à mata fechada da Serra do Mar.
A estação estava, em setembro de 2009, em fase final
de reforma para se transformar na sede de uma vinícola.
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1884
AO LADO: Os trilhos da nova linha chegam a Roça Nova no dia 24 de outubro, vindos de Paranaguá. (A Provincia de S. Paulo,
25/10/1884). |
ACIMA: Estação de Roça Nova
e a vila, no primeira década do século XX. Notar que
a plataforma era bastante alta e os desvios não ficavam à
frente da estação, mas abriam-se após ela, sentido
Paranaguá (ver à esquerda na foto). Parece haver uma
linha do triângulo de reversão saindo para a direita
(Acervo Thomas Correa).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Ari Pinto Portugal; Victor Colombelli; J. C. Kuester; Ricardo Pinto da Rocha; Raul Carneiro Neto; Thomas Correa; RVPSC:
Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; Guias Levi,
1932-80; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
1960) |
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A estação em 1989. Foto de revista da época |
Estação de Roça Nova, sem data. Foto cedida
por Ricardo Pinto da Rocha |
Ao fundo, a estação de Roça Nova, vista
do trem, em 30/05/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Roça Nova, vista do trem,
em 30/05/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 12/2006. Foto Raul Carneiro Neto
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Depredação total em julho de 2008. Foto J. C.
Kuester |
Reforma total em julho de 2008. Foto J. C. Kuester |
A estação quase pronta em 12/2009. Foto Victor
Colombelli |
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Atualização:
11.06.2020
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