|
|
Indice de estações
... Mauá
Timbó-Açu Escada
...
Linha Sul (1940)
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Recife ao São Francisco (1860-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
TIMBÓ-AÇU Município
de Escada, PE |
Linha Sul
- km 52 (1960) |
|
PE-3506 |
Altitude: 96 m |
|
Inauguração: 30.11.1860 |
Uso atual: demolida |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO
DA LINHA: A linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção
de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta
entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil),
a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de
Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à
The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares),
a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira,
Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway
Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras
e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola
da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo
da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede
Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias
da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências
regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão
para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros
seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de
subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas
pontas da linha. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de Timbó-Açu (Timboassu)
foi inaugurada em 1860.
"Foram marcadas, seguindo as exigencias
e importância das localidades, três estações
intermediárias, em distância de 4 1/2 milhas, e com a
denominação de Ipojuca, Olinda e Timboassu, que se acham
atualmente em construção" (Relatório
apresentado à assembléia Legislativa Provincial de Pernambuco
em 1o de abril de 1861).
A estação já foi demolida. A estação deu muito trabalho para encontrar. Pouco restou dela, devido ter sido demolida por estar no meio da plantação de cana de açúcar da antiga usina de mesmo nome.
Só a encontrei com a ajuda de um trabalhador rural que me indicou os pés de bananeira que cresceram na base da estação.
Pena estar hoje nesta situação.
Foi uma enorme dificuldade em achar o que restou, pois até a linha estava coberta pela vegetação (por Sydney Correa, em 11/2019).
ACIMA: O município de Escada, nos anos 1950.
Nota-se algumas estações, inclusive a de Tibó-Açu,
a leste da sede (na verdade, está localizada a usina), na linha
Sul da RFN, que corre do leste para o sudoeste, passando pela sede
do município. Vêem-se também diversas ferrovias
particulares de usinas, algumas delas bem afastadas da rede da RFN
(Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
volume IV, 1958).
(Fontes: www.pousadapeter.com; Guias Levi, 1932-1982; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Enciclopédia dos
Municípios Brasileiros, IBGE, volumes IV, 1958; Relatorio apresentado à Assembleia Legislativa de Pernambuco, 1861. |
|
|
|
A plataforma no meio do canavial em 11/2019. Foto Sydney Correa |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
12.11.2019
|
|