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Indice de estações
... Mercês
Mauá Timbó-Açu
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Linha Sul (1940)
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Recife ao São Francisco (1860-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MAUÁ
(antiga OLINDA) Município
de |
Linha Sul
- km 45 (1960) |
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PE-3389 |
Altitude: 98 m |
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Inauguração: 30.11.1860 |
Uso atual: demolida |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: A linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção
de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta
entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil),
a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de
Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à
The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares),
a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira,
Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway
Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras
e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola
da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo
da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede
Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias
da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências
regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão
para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros
seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de
subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas
pontas da linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Olinda foi inaugurada em 1860.
"Foram
marcadas, seguindo as exigencias e importância das localidades,
três estações intermediárias, em distância
de 4 1/2 milhas, e com a denominação de Ipojuca, Olinda
e Timboassu, que se acham atualmente em construção"
(Relatório apresentado à assembléia Legislativa
Provincial de Pernambuco em 1o de abril de 1861).
Em 1869, a estação
se chamaria Oliveiras (Noticia sobre as Estradas de Ferro
do Brasil, de Manoel da Cunha Galvão, de 1869, página
303).
Mais tarde a estação recebeu o nome de Mauá,
em homenagem ao construtor da primeira ferrovia brasileira, no Estado
do Rio de Janeiro, em 1854.
Como escreveu Jorge de Lima no
seu livro Colunga, de 1943: "As estaçõezinhas vinham vindo
ligeiras aos olhos de Lula. (...) Quem vem agora é Mauá: um bondezinho
de burro, muito vagabundo, vai para um engenho de perto... Lula achava
um encanto novíssimo nas casinhas das margens, na população esperando
esse trem do domingo: caboclos, caixeiros, meninas namoradeiras, cegos
cantando, aleijados, feridentos com úlceras cheias de moscas, expondo
as moléstias aos passageiros para arranjar esmolas".
Em 2019, a estação já havia sido demolida. A estação Mauá era uma parada e o mato a cobriu totalmente.
ACIMA: Mauá era uma parada. O poste de trilho que aparece na foto (à direita) está logo ao lado da antiga plataforma (Foto Sydney Correa, 11/2019). |
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Atualização:
09.11.2019
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