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Great Western (1930-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PUMATI
Município
de Joaquim Nabuco, PE |
Linha Sul
- km 118 (1960) |
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PE-3276 |
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Inauguração: 15.01.1930 |
Uso atual: abandonada |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d
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HISTORICO
DA LINHA: A linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção
de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta
entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil),
a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de
Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à
The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares),
a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira,
Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway
Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras
e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola
da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo
da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede
Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias
da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências
regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão
para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros
seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de
subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas
pontas da linha. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Pumati foi inaugurada em 1930. Atendia
à Usina Pumati, hoje um distrito do município de Joaquim
Nabuco. A usina de açúcar foi fundada em 1889, mas
somente recebeu o nome de Pumati em 1920. Segundo o Guia
Geral de Estradas de Ferro do Brasil, a estação
apenas foi inaugurada dez anos depois. Na época da inauguração
da estação, a usina tinha quatro quilômetros de via
férrea própria, uma locomotiva e 30 vagões. Atualmente (2008)
a usina ainda funciona. "Tinha um auto-de-linha parado bem
no ponto onde sai o desvio da linha tronco, para a Usina Pumati. A
estação de Pumati está descaracterizada com muito mato em volta. Existiam
alguns vagões da CFN no pátio da Usina" (Rodrigo Cabredo,
01/2008). Ou seja: a usina não tem mais a ferroviazinha
a vapor, mas tem desvios por onde entravam os
ACIMA: O auto de linha da CFN, em janeiro de 2001,
está na entrada do desvio para a usina, próximo à
estação de Pumati, que tem o mesmo nome da usina. Muito
mato nas linhas, que esteve abandonada por pelo menos 7 anos até
meados de 2007. Agora está sendo limpa aos poucos (Foto Rodrigo
Cabredo, 25/01/2008).
trens da RFFSA até alguns anos atrás. De
2000 para cá, a linha foi completamente abandonada pela concessionária
CFN e somente em 2007 começou de novo a limpeza e a manutenção
da linha. Quanto aos vagões que o Rodrigo viu no pátio
da Usina, é possível que tenham ficado "ilhados"
ali por anos. (Fontes: ANDRADE, Manuel Correia de. História das
usinas de açúcar de Pernambuco. Ed. Massangana, 1989; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Rodrigo Cabredo, 2008) |
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Atualização:
30.01.2008
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