|
|
Indice de estações
...
Pumati
Palmares
Pirangi
...
Linha Sul (1940)
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Recife ao
São Francisco (1862-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PALMARES
(antiga UNA)
Município de Palmares, PE |
Linha Sul - km 125 (1960) |
|
PE-3143 |
Altitude: 120 m |
|
Inauguração: 30.11.1862 |
Uso atual: Casa da Cultura (2019) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção
de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta
entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil),
a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de
Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à
The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares),
a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira,
Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway
Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras
e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola
da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo
da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede
Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias
da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências
regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão
para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros
seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de
subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas
pontas da linha. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Una foi inaugurada em 1862. Quando foi inaugurada, a estação
era a terminal da chamada "terceira secção"
da ferrovia, entregue juntamente com a segunda secção
nesse dia. Era justamente o trecho da ferrovia do qual os ingleses
detinham a concessão, até "o encontro dos rios
Una e Pirangi", perto de onde se sita a estação,
que tomava o nome de um dos rios.
"Una, nos meados do século 19, era uma simples povoação,
que vivia na dependência do Engenho Trombeta. Em torno da estação
ferroviária, montada à margem do rio Una, cresceu a
povoação, a ponto de tornar-se maior do que a sede do
próprio município e comarca - Água Preta"
(Estevão Pinto, História de uma estrada de ferro
no Nordeste, 1949).
Foi ponta de linha por 20 anos (1862-1882) (ver caixa abaixo, de 1882), o que certamente ajudou no crescimento da cidade.
A partir dessa chegada a Una (depois Palmares), a concessionária passou
a discutir a construção do trecho seguinte, daí
a demora em entregá-lo, o que acabou por favorecer a nova cidade.
Mais tarde teve o nome alterado para Palmares, e separou-se
de Água Preta como município.
Em 2005 era uma das estações operacionais da CFN; porém,
depois disso, a linha foi abandonada. Em 2019 o prédio, bem conservado, abrigava a Fundação Casa da Cultura Mermino Borba Filho.
1882
AO LADO: Foram vinte anos para a linha alcançar o que na época era a estação de Catende (A Provincia de S. Paulo, 6/12/1882). |
|
1884
AO LADO: Anuncio de abertura de quatro engenhos de açúcar em quatro municípios, incluindo o de Bom Gosto em Palmares, neste ano trariam empregos para as cidades e mais movimento para a ferrovia (A Provincia de S. Paulo, 6/11/1884). |
|
1887
AO LADO: Anuncio de abertura da estação de Garanhuns com histórico das estações de Catende, Palmares e São Benedito - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEGRALMENTE ( Diário de Pernambuco, 29/09/1887). |
|
ACIMA: Estação de Una, em 1875-1876 (Foto Commissão Geologica do Imperio do Brasil).
1939
AO LADO:
Acidente com mortos e feridos próximo a Palmares em
1939 (O Estado de S. Paulo, 18/11/1939).
|
|
ACIMA: Locomotiva English Electric da RFN
no pátio da estação de Palmares - talvez anos
1950 (Autor desconhecido).
ACIMA: Estação de Palmares, muito bem conservada em janeiro de 2022 (Foto Rodrigo Henrique).
(Fontes: Helio Ribeiro; Eduardo Viana; Estevão
Pinto: História de uma estrada de ferro no Nordeste, 1949;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação. Anos 1940? Autor desconhecido |
A estação em 2003. Foto Helio Ribeiro |
A estação em 2003. Foto Helio Ribeiro |
Estação de Palmares em 2005. Foto Eduardo Viana |
Estação de Palmares em 2005. Foto Eduardo Viana |
Estação de Palmares em 2016. Foto Fernando Marietan |
|
|
|
|
Atualização:
17.01.2022
|
|